Mundo

Ciclone Eloise causa três mortos na Beira

Pelo menos três pessoas morreram durante a passagem do ciclone Eloise pela cidade da Beira, no Centro de Moçambique, disseram, ontem, à Lusa, moradores de um dos bairros da cidade.

24/01/2021  Última atualização 13H18
Ciclone Eloise perdeu intensidade © Fotografia por: DR
Duas pessoas foram atingidas por paredes de habitações que desabaram no bairro da Munhava, enquanto um segurança foi atingido por material ferroviário arremessado pelo vento, explicaram no local.
O levantamento dos prejuízos causados ainda não estava concluído pelas autoridades, uma tarefa dificultada pelos cortes de electricidade e telecomunicações em muitos locais da cidade e arredores.

As empresas fornecedoras dos serviços enviaram equipas para o terreno para repor as ligações. Sinais de destruição eram visíveis em todas as ruas e vários bairros alagados, com os residentes a circularem com a água pela cintura nalguns pontos, testemunhou a Lusa.
Os estragos são imensos: há destroços de diversos materiais pelas ruas, por causa dos telhados que foram arrancados, árvores, postes e estruturas de maior dimensão que tombaram.

Depois de entrar em terra junto à cidade da Beira, oriundo do Canal de Moçambique, no Oceano Índico, o ciclone Eloise perdeu intensidade e regrediu para o grau de tempestade moderada, mas arrastava precipitação muito intensa, avançando em direcção ao Sul do Zimbabwe.

Depois de ter sido atingida pelo ciclone Idai, em 2019 – um dos mais devastadores desde que há registo no Hemisfério Sul, provocando 603 mortos em Moçambique -, a cidade da Beira volta a estar no caminho de intempéries.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo