Sociedade

“Clube dos Médicos” leva acção solidária ao Hospital do Zango

Carla Bumba

Jornalista

Pelo menos 60 profissionais de saúde de várias especialidades, integrados no “Clube dos Médicos”, prestaram, ontem, apoio técnico ao Banco de Urgência e enfermarias do Hospital do Zango II, no município de Viana, em Luanda, numa acção solidária, tendo atendido cerca de 800 pacientes que ali acorreram em busca de tratamento.

28/02/2021  Última atualização 06H05
Populares acorreram, ontem, em massa ao Hospital do Zango ao encontro do “Clube dos Médicos” © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
A acção solidária do "Clube dos Médicos”, segundo  o presidente da agremiação, Honolfo Simões, visou diminuir o tempo de espera no atendimento dos pacientes que, ontem, deram entrada no Banco de Urgência ou que estão internados nas diversas enfermarias do Hospital Mu-nicipal do Zango II.
Especializado em Cirurgia Cardíaca, Honolfo Simões e a sua equipa partiram para aquela unidade sanitária com o propósito de atender pelo menos 800 pacientes em várias especialidades, "porque o Distrito Urbano do Zango é uma comunidade que congrega pessoas com diversas necessidades em termos de saúde”.

Na acção solidária realizada, ontem, no Hospital Mu-nicipal do Zango, o "Clube dos Médicos” levou especialistas em Cardiologia, Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia e Dermatologia.
Segundo o presidente da agremiação, o "Clube dos Médicos”, cujo trabalho vem sendo desenvolvido, de uns tempos a esta parte, tem como meta atingir a cifra de 30 mil consultas e 300 cirurgias, durante o presente ano, em várias unidades sanitárias do país.

Para a materialização das suas acções, o "Clube dos Médicos” conta com o apoio da ONU-SIDA, OMS, Hospital Geral de Luanda e Governo Provincial de Luanda tendo, na semana passada, firmado um memorando de cooperação com o grupo Media Nova, a Associação Luzolu Yetu e a farmacêutica indiana Shalinas, produtora de medicamentos, para brindar os pacientes com fármacos após as consultas.
Adelaide Muanda, esteve, ontem, no Hospital Municipal do Zango II, em busca de assistência. Ela padece de hipertensão, mas nos últimos tempos deixou de ser acompanhada, devido à Covid-19, por isso aproveitou ir àquela unidade para ter a oportunidade de ser consultada  pelo "Clube dos Médicos”.

Juliana Manuel esteve, ontem, no Hospital do Zango depois de ver a publicidade do Clube dos Médicos na televisão. Diz que está há dois anos com uma quentura estranha no corpo. Sente muita quentura no corpo e mesmo tendo feito já consultas não teve o resultado desejado. Desta vez, espera ver resolvido o problema de saúde.
Problema de alergia no corpo, há sete anos, levou o paciente Elson Raimundo a ir à procura de solução, on-tem, junto do Clube dos Mé-dicos, depois de andar por vários hospitais sem solução. "Vim tentar a minha sorte, junto de um especialista em Dermatologia”.

Depois de ter sido informada da necessidade de efectuar uma cirurgia à vista da sua filha, em Benguela, Isabel Agostinho diz ter ignorado, sendo que agora o problema piorou, razão pela qual não quis perder a oportunidade em ir ao Hospital do Zango para atenuar o sofrimento da menor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade