Mundo

Combates intensificam-se perto da região de Marib

Os combates entre rebeldes 'houthis' e forças pró-Governo intensificaram-se perto de Marib, o último reduto das autoridades no Norte do Iémen, matando 53 pessoas de ambas as partes nas últimas 24 horas, disseram, ontem, fontes militares.

11/04/2021  Última atualização 05H55
Os rebeldes tentam, desde Fevereiro, apoderar-se desta posição controlada pelo Governo © Fotografia por: DR
Os combates concentraram-se nas frentes de Kassara e Machjaa, a Noroeste de Marib, capital da província de mesmo nome, rica em petróleo, segundo as mesmas fontes.
Os rebeldes tentam, desde o início de Fevereiro, apoderar-se deste reduto lealista, localizado a 120 quilómetros da capital Sanaa, controlado pelos 'houthis' desde 2014, como grande parte do Norte do país.

"Os rebeldes conseguiram ganhar terreno” durante os combates sem que tenham ameaçado a cidade de Marib, disse uma das fontes militares à agência AFP.
Vinte e dois soldados do Governo, incluindo cinco oficiais, foram mortos no conflito, de acordo com fontes militares, que dizem que 31 rebeldes também foram mortos.
Os rebeldes raramente comunicam suas perdas.

Nos últimos meses, os rebeldes também intensificaram os ataques com mísseis e drones na Arábia Saudita e rejeitaram uma proposta de cessar-fogo de Riade.
A perda de Marib seria um golpe para o Governo de Riade, mas também uma ameaça para os civis, pelo menos, um milhão de deslocados encontraram refúgio em campos na região.

Desencadeado em 2014 por uma ofensiva de rebeldes que conquistaram grandes áreas do território, o conflito já causou dezenas de milhares de mortes, de acordo com pessoas, de acordo com Organizações Não-Governamentais (ONG), e empurrou outros milhões à beira da fome, tratando-se, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), da pior crise humanitária no mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo