Política

Comissão considera o pleito livre e justo

Gabriel Bunga

Jornalista

O presidente da Comissão Eleitoral, João Damião, considerou, ontem, em Luanda, que as eleições na Ordem dos Advogados de Angola (OAA) foram livres e justas, sem reclamações.

01/02/2021  Última atualização 07H54
Presença de especialistas da CNE garantiu transparência e lisura © Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
João Damião falava ao Jornal de Angola sobre os resultados das eleições, realizadas sábado, em que o advogado Luís Paulo foi reeleito ao cargo de bastonário da OAA e a advogada Henriqueta da Silva foi, também, reconduzida como presidente do Conselho Provincial da OAA em Luanda, vencendo Nilton Praia.

Luís Paulo foi reeleito com 1.176 votos válidos, dos 2.278 eleitores que exerceram o seu direito de voto, e igual número de votos para os oito membros permanentes do Conselho Nacional da OAA e três suplentes.

Já Henriqueta da Silva, que liderou a lista A, foi eleita com 455 votos contra os 359 votos do advogado Niton Praia, líder da lista B. João Damião disse que o processo decorreu com maior tranquilidade e que não houve nenhuma reclamação das partes.
O presidente da Comissão Eleitoral explicou que para as eleições na OAA foram criadas sete mesas de voto em Luanda e as províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Huambo, Namibe, Huíla, Zaire, Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico, com uma cada.

João Damião disse que, para as eleições do presidente e membros do Conselho Provincial de Luanda, cada candidato indicou um mandatário e três delegados de lista para cada uma das sete mesas de voto.  "Não recebemos nenhuma reclamação durante a contagem dos votos nas mesas e também no apuramento final", disse, sublinhando que os advogados estagiários não votam.

O jurista frisou que a lisura do processo eleitoral foi possível graças a experiência que detém enquanto comissário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), onde exerceu a função de coordenador das eleições gerais de 2012 e 2017, e também a participação em mais de 100 eventos eleitorais, em vários países do mundo, com destaque para Estados Unidos de América e países da União Europeia. 

João Damião disse ter um sentimento do dever cumprido, por ter conduzido um processo eleitoral com lisura, transparência e sem reclamações, principalmente por envolver uma classe profissional muito crítica.
"Só para teres uma ideia, o processo de votação presencial decorreu das 9h às 20h, mas ainda assim, apareceram alguns eleitores por volta das 21horas, contrariando com as normas previstas no regulamento eleitoral e ainda assim exigiam a realização do seu direito de voto", explicou, sublinhando o comportamento critico de alguns advogados. O também advogado entende que é possível em Angola conduzir-se processos eleitorais, nas classes profissionais, sem contestações.

"Eleições foram uma festa”
O bastonário reconduzido considerou " uma festa" as eleições na OAA e que o processo eleitoral foi conduzido com transparência e num clima pacífico. Falando ao Jornal de Angola,  Luís Paulo disse que não houve reclamações na votação do círculo nacional e a nível das províncias . "Os eleitos já foram felicitados pelos seus pares  e não deram entrada ou  inexistem reclamações para decidir na comissão eleitoral", disse.

A candidata da Lista A, Henriqueta da Silva, reconheceu que as eleições foram renhidas e felicitou a equipa da lista B pela participação activa no processo. "Foi um pleito bastante concorrido, o maior número de associados esteve envolvido, foi um grande exemplo de democracia na Ordem", disse.

Nilton Praia felicitou a vencedora e disse que estará disponível para colaborar na execução dos projectos. "Parabenizar a Dra. Henriqueta da Silva e desejar-lhe muita sorte e sucessos", disse, agradecendo todas as pessoas pelo apoio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política