Sociedade

Comissão Provincial aconselhada a manter acções de sensibilização

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Apesar da redução dos níveis de contaminação do vírus SARS-Cov-2 no Zaire, a Comissão Provincial de Prevenção e Combate à Pandemia foi aconselhada a manter o trabalho de sensibilização dos cidadãos para o cumprimento rigoroso de medidas de biossegurança.

01/03/2021  Última atualização 15H56
Trabalho de sensibilização dos cidadãos © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novemvro
Esta posição foi manifestada sábado pelo Comité Provincial do MPLA no Zaire, durante a VIII sessão ordinária, realizada no município do Tomboco.
Até sábado a província do Zaire  tinha um registo de 793 casos confirmados de infecção por vírus SARS-Cov-2, dos quais 756 recuperados, 17 óbitos e 20 activos no município do Soyo.

Para o primeiro secretário provincial do MPLA no Zaire, Pedro Makita Júlia, que procedeu à abertura da VIII sessão ordinária do partido, a Covid-19,  além de afectar a saúde das pessoas, condicionou o cumprimento cabal da programação política e partidária aprovada para o ano 2020 na província.
De acordo com Pedro Makita Júlia, uma das acções de impacto social que devia ter início em 2020, concretamente a segunda fase das vias urbanas, não foi concretizada por força da pandemia, mas deverão ser retomadas este mês.
"As obras da 2ª fase das vias urbanas que prevê a asfaltagem de 22 quilómetros de estrada.


Efectivos da Polícia Nacional exortados a cumprir medidas


O governador da província do Zaire, Pedro Makita Júlia, apelou, ontem, em Mbanza Kongo, a todos os efectivos da Polícia Nacional para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e prevenção a Covid-19, concretamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e a observância do distanciamento físico.
Pedro Makita Júlia, que discursava no acto provincial alusivo às comemorações do 45º aniversário da institucionalização da Polícia Nacional, criticou o facto de alguns agentes não fazerem o uso correcto da máscara facial, mesmo  no exercício da sua actividade.

"O agente da Polícia Nacional deve ser um espelho, um exemplo”, disse o governador, sublinhando que os dias de hoje  exigem uma corporação à altura dos desafios.
O comandante provincial da Polícia Nacional, comissário Manuel Gonçalves "Nelito" disse que a corporação continua a envidar esforços para diminuir o impacto da Covid-19 nos efectivos.
Kayila Silvina | Mbanza Kongo 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade