Desporto

Comité de competições da UEFA aprova novo formato

O comité de competições da UEFA, presidido por Fernando Gomes, reuniu-se nesta sexta-feira para aprovar o novo formato da Liga dos Campeões, que deverá entrar em vigor nos triénios 2024/2027 e 2027/2030, e será ratificado no congresso de segunda-feira. O jornal espanhol 'Marca' enumerou algumas das principais alterações na prova.

17/04/2021  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR
O novo modelo da Champions surgiu como resposta da UEFA à possibilidade de existir uma Superliga Europeia que contasse apenas com os maiores clubes do Velho Continente.
Vão participar 36 equipas, em vez das actuais 32, em que cada uma delas na primeira fase vai jogar contra adversários equilibrados, com base no ranking das equipas.
Podem ser realizados 100 jogos por época. A nova Champions pretende 'dar a mão' aos clubes mais pequenos. Todas as Federações vão participar no início da rota da Champions.
No novo formato cada equipa realizará 10 jogos - cinco em casa e outros tantos fora - contra rivais de todo o tipo, tanto em termos de qualidade como de localização.

As equipas vão estar divididas em quatro grupos, em função da posição na liga doméstica e das suas últimas aparições na Champions. As equipas classificam-se da 1ª à 36ª posição, subindo e descendo na classificação consoante os pontos acumulados nas 10 jornadas.
Por não ser possível que todos joguem contra todos, as melhores equipas (determinadas pelo coeficiente) vão medir forças com duas equipas do seu nível, contra três do seguinte, outros três do penúltimo e dois do grupo dos teoricamente mais fracos.Depois de terem disputado as 10 jornadas, as 8 equipas com mais pontos avançam para os oitavos-de-final, enquanto os classificados entre o 9º e o 16º vão disputar uma eliminatória com os classificados do 17º ao 24º.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto