Desporto

Comores e Gâmbia concretizam o sonho

As selecções nacionais de futebol das Ilhas Comores e da Gâmbia entram a partir da próxima edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ser disputada em Janeiro de 2022 nos Camarões, como as duas novatas da competição, depois de terem conseguido o apuramento na quinta jornada (penúltima) da segunda volta, cujos jogos foram realizados nesta semana que hoje termina.

27/03/2021  Última atualização 14H59
Selecção dos Comorões festeja a vitória © Fotografia por: DR
A selecção comorense fez do aproveitamento o seu melhor ganho, pois, a ínfima diferença pontual de um ponto trazida da primeira volta na tabela diante do Egipto, serviu de mola impulsionadora para atingir o tão almejado apuramento, porque só precisava de um empate, o que acabou por acontecer nesta jornada diante do Togo.

Quanto aos gambianos, a história quase que não difere da dos comorenses, pois, tiveram igualmente uma boa primeira volta, com o destaque para o triunfo de 3-1 arrancado em Luanda, diante dos Palancas Negras, um resultado que acabou por abrir boas perspectivas para o combinado da Gâmbia.

Aproveitaram da melhor forma a derrota do principal rival à corrida, a RDC, que acabou vergada pelo combinado do Gabão, bem capitaneado por Aubameyang, Bouanga e companhia.
Com esse apuramento, as duas equipas passam a ser as novatas da próxima edição do CAN, rendendo desta forma as similares do Madagáscar, do Burundi e da Mauritânia, que foram as estreantes na edição passada, disputada no Egipto e ganha pela Argélia.

Enquanto isso, a grande estrela do futebol senegalês de momento, Sadio Mané, nascido em Sédhiou, na região de Casamance, fronteiriça com a Gâmbia, não esqueceu os seus vizinhos e mandou uma mensagem a felicitá-los.
"Não desista de nada e lute até a última energia. Isso é o que a Gâmbia alcançou para se qualificar historicamente para a fase final do CAN.

Parabéns aos Scorpions e a todo o povo gambiano ", escreveu a estrela de Liverpool no Instagram.
E enquanto uns entram, outros saem. É o caso dos "temíveis” Leopardos (a selecção da RDC) que vão estar ausentes da competição depois de 10 anos sempre omnipresentes. Foram humilhados e afastados da corrida pelos Panteras do Gabão, ao perderem por 3-0 na partida realizada na cidade de Libreville.

Augusto Panzo / Cacuaco

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto