Economia

Compromisso para a reanimação da economia

O Executivo está apostado na reanimação do sector produtivo e na diversificação da economia nacional. As ex-pectativas estão nos programas e medidas para melhoria do ambiente de negócios, em que se destacam o Programa de Apoio ao Crédito (PAC), o de Privatizações (PROPRIV), o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) e o Reforço do Processo de Regularização de Atrasados.

06/01/2021  Última atualização 11H10
© Fotografia por: DR
Juntam-se a essas iniciativas do Executivo, os estímulos do Banco Central para o financiamento da economia. O Programa de Apoio ao Crédito (PAC) dá corpo às linhas mestras do PRODESI, aplicando-se aos projectos de investimento que contribuam directa ou indirectamente para a produção interna de bens essenciais. 

O programa visa viabilizar o acesso ao financiamento para os investimentos privados inseridos na cadeia de produção e comercialização de 54 bens da cesta básica e outros bens prioritários de origem nacional inscritos no PRODESI. Para materialização deste programa, o Executivo assinou memorandos de implementação com oito bancos comerciais locais na qual comprometeram-se a disponibilizar Kz 141 mil milhões de crédito à economia real. 

O PAC está disponível para apoiar um conjunto de 16 tipos de operações relacionadas com os 54 produtos prioritários do PRODESI. Nas diversas linhas de créditos que permitem operacionalizar o PRODESI foram aprovados, até ao momento, cerca de 500  mil milhões de kwanzas. Foram desenvolvidos um conjunto de planos de negócio para produtos estratégicos que servirão de base aos estudos de viabilidade a apresentar à banca comercial.

A Plataforma Nosso Saber e da Rede do Instituto Nacional das Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) têm sido duas ferramentas bastante utilizadas pelos empresários. Todavia, foram promovidos 4.195 cursos de consumo autónomo, 13 em-presas prestadoras de Serviços (Bsp’s) e 574 pedidos de apoio para a elaboração de estudo de viabilidade, Plano de Negócios e Demonstrações Financeiras.  
Perspectiva-se para o I semestre de 2021 os vértices do pentágono PRODESI, dar continuidade às linhas de financiamento das cooperativas, acompanhar os projectos financiados no âmbito das Medidas do Alívio Económico, melhorar o PAC com base nas lições aprendidas, assim como dinamizar a organização de feiras de forma a torná-las uma referência em cada província e um pólo agregador de valor. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia