Mundo

Confrontos fazem mais de 50 vítimas mortais

Pelo menos 55 pessoas morreram e várias centenas ficaram feridas desde que as hostilidades entre Israel e palestinianos aumentaram nos últimos dias, segundo dados recolhidos ontem pela agência de notícias AFP.

13/05/2021  Última atualização 12H17
Ataques israelitas prosseguem em territórios palestinianos © Fotografia por: DR

As hostilidades, as mais intensas nos últimos sete anos, deixaram, pelo menos, 48 mortos na Faixa de Gaza, incluindo 14 crianças e três mulheres, dois palestinianos na Cisjordânia ocupada e cinco israelitas.Além do número crescente de mortos, mais de 300 palestinianos ficaram feridos, muitos dos quais foram resgatados das ruínas fumegantes de edifícios. Do lado israelita, mais de 100 pessoas ficaram feridas.
Casas destruídas, carros incendiados, uma instalação de petróleo atingida: Israel também acordou ontem com danos incomparáveis desde a guerra de Gaza em 2014.Para o Exército de Israel, os mais de 500 ataques aéreos israelitas, também os mais intensos desde 2014, pretendem ser uma resposta aos "mais de mil rockets” lançados por vários grupos armados da Faixa de Gaza em direcção ao Estado israelita desde segunda-feira à noite.
Do total de 'rockets', 850 atingiram Israel ou foram interceptados pela defesa antiaérea israelita, enquanto os restantes caíram no interior de Gaza, disse o Ministério da Defesa israelita.Israel realizou novos ataques aéreos na Faixa de Gaza na manhã de ontem, após vários 'rockets' terem sido lançados pelo movimento islamita Hamas contra várias cidades israelitas, incluindo Telavive, fazendo ecoar as sirenes de ataque aéreo pela cidade.
Ataques e  destruição
Ataques aéreos israelitas arrasaram duas torres de apartamentos na Faixa de Gaza, onde dois milhões de palestinianos vivem sob um bloqueio israelita-egípcio desde que o Hamas assumiu o poder em 2007.Sinais de alerta permitiram que civis saíssem dos prédios, mas as perdas materiais são imensas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo