Sociedade

Conhecido negacionista norueguês morre infectado com Covid-19

Hans Kristian Gaarder, conhecido negacionista norueguês, morreu infectado com o novo coronavírus dias após ter organizado duas festas ilegais na sua propriedade.

20/04/2021  Última atualização 13H14
© Fotografia por: DR
Gaarder, de 60 anos, era o rosto por trás do fórum de teorias da conspiração Nyhetsspeilet.no e morreu em casa em no dia 20 de Março com sintomas relactivos à doença.
Os investigadores acreditam que Gaarder ignorou os sintomas e que poderá ter criado focos de infecção em diversas ocasiões. Várias das pessoas que participaram nas suas festas acusaram positivo no teste da Covid-19.
Ainda não é claro quantas pessoas estiveram presentes nas festas realizadas em casa de Gaarder nos dias 26 e 27 de Março, mas os meios de comunicação social locais apontam para mais de uma dúzia.
"Não sabemos quantos ou quem participou nas festas, mas pedimos a todos os participantes que façam um teste o mais rápido possível", disse a Polícia em comunicado à imprensa.
As autoridades locais dizem também que o homem escondeu a sua infecção "durante semanas”.
Gaarder foi um proeminente teórico da conspiração que usava as redes sociais para vender informações falsas relacionadas com a pandemia, bem como com as eleições nos Estados Unidos de 2020.
Desde o início da pandemia, a Noruega tem se saído melhor do que a vizinha Suécia, registando mais de 106 mil  casos confirmados e pouco mais de 708 mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade