Mundo

Conselho de Segurança pede eleições na Somália

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu, numa declaração divulgada ontem, aos líderes da Somália, para que se reunissem “na primeira oportunidade” a fim de romper o impasse que atrasa a realização das eleições que tinham sido marcadas para 8 de Fevereiro, noticiou a Reuters.

04/04/2021  Última atualização 05H05
© Fotografia por: DR
A pressão tem crescido sobre o Presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, desde que as eleições de Fevereiro não se realizaram devido à falta de acordo sobre como a votação deveria decorrer. Dois Estados regionais disseram que não participariam sem um acordo.
As questões controversas no processo eleitoral incluem a formação da Comissão de Gestão Eleitoral, a selecção dos membros da comissão para a região separatista da Somalilândia e a crise na região fronteiriça da Somália-Quénia, em Gedo.

Os críticos acusam Mohamed, que tenta um segundo mandato de quatro anos, de atrasar a eleição para estender o seu actual mandato, culpando intervenções estrangeiras não identificadas.
O Conselho de Segurança pediu que as partes resolvessem as questões pendentes com base num acordo alcançado no último dia 17 de Setembro. Em 12 de Março, o Conselho de Segurança exortou o Governo federal e os Estados regionais "a organizarem eleições livres, justas, confiáveis e inclusivas”, segundo o acordo obtido em Setembro”. Esse último acordo foi feito com base numa resolução que autorizava a União Africana a manter a sua força de quase 20 mil homens na Somália até ao final do ano com um mandato para reduzir a ameaça do al-Shabab e de outros grupos extremistas para permitir "um Governo estável, federal e soberano.

O Conselho de Segurança voltou agora a condenar os ataques terroristas do al-Shabab e reafirmou o apoio à soberania nacional, integridade territorial e independência política da Somália”. Os membros do Conselho de Segurança também elogiaram o papel da UA "na promoção do diálogo entre as partes.”

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo