Economia

Construção de lapidadora arranca ainda este mês

A empresa de exploração de diamantes Muapi Diamond S.A inicia, ainda este mês, a construção da futura fábrica de lapidação Melany Diamond & Co, a primeira da região Leste do país, de acordo com informações obtidas pelo Jornal de Angola.

17/04/2021  Última atualização 07H00
© Fotografia por: DR
Trata-se de um investimento de 20 milhões de dólares que deverá, na fase de funcionamento, garantir emprego a 450 trabalhadores. As obras têm a previsão de duração de 24 meses.

A Melany Diamond & Co é a primeira fábrica no Dundo, localidade dominada por uma vasta zona de exploração de diamantes, e vai juntar-se a um outro investimento similar na província de Luanda, para aumentarem o aproveitamento local dos recursos diamantíferos à disposição.

O sector da lapidação, contudo, espera ver inaugurada, no primeiro semestre deste ano, a fábrica de lapidação de Saurimo, na Lunda-Sul, tida como a maior do país.

Situada no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, esta também vai dar oportunidade de emprego aos jovens das regiões circunvizinhas às zonas de exploração mineira, sendo um projecto orçado em 77 milhões de dólares que, na primeira fase, vai contar com quatro fábricas, que se juntam as outras quatro em operação no país.

A iniciativa é da Sodiam, operadora pública de comercialização de diamantes, e revela bem o engajamento do Estado e de parceiros privados para eliminar a actual dependência externa do país quanto à lapidação de pedras preciosas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia