Mundo

Contas de Mutharika continuam congeladas

O Tribunal Supremo do Malawi rejeitou um pedido do ex-Presidente Peter Mutharika para poder recuperar o acesso às suas contas bancárias, que se encontram congeladas desde Agosto do ano passado, noticiou, ontem, a imprensa local, citada pela Reuters.

26/01/2021  Última atualização 09H58
Peter Mutharika © Fotografia por: DR
Em Agosto do ano passado, o Bureau Anti-Corrupção (ACB) congelou as contas pessoais do ex-líder do Malawi e da sua esposa, Gertrude, na sequência de uma investigação para descobrir o seu papel num escândalo de comercialização de cimento orçado em cinco mil milhões de kwacha (6,6 milhões de dólares).
Segundo o jornal local "Nyasa Times”, o gabinete anti-corrupção justificou esta decisão de congelamento das contas com o facto de o número de identificação fiscal de Peter Mutharika ter sido utilizado para importar cimento com isenção de impostos entre 2018 e 2019.
Por intermédio dos seus advogados, o Presidente do Malawi de Maio de 2014 a Junho de 2020 havia emitido um pedido ao Tribunal Supremo para anular a ordem de restrição a fim de voltar a aceder às suas contas no Banco Nacional do Malawi e no Standard Bank, o que foi rejeitado.
Peter Mutharika apresentou-se como Presidente contra a corrupção aquando da  reeleição, em 2019, mas, o  antigo advogado de 80 anos viu-se, posteriormente envolvido em vários casos de suborno.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo