Sociedade

Contentores de lixo estão de volta às ruas de Luanda

Alberto Quiluta

Jornalista

Dos 941 contentores recuperados das anteriores operadoras, 557 foram redistribuídos às novas empresas contratadas e recolocadas nos pontos de recolha de resíduos sólidos em vários municípios, anunciou, quarta-feira, a governadora provincial de Luanda, Joana Lina.

14/05/2021  Última atualização 09H05
Redistribuídos de contentores de lixo © Fotografia por: DR
Em declarações à imprensa, no final de uma visita para constatar a situação dos pontos de recolha de lixo, bem como o processo de contentorização nas principais vias dos municípios de Viana, Belas e Talatona, a governadora  Joana Lima admitiu que ainda existem focos de lixo a impossibilitarem a circulação em alguns municípios.

A governante informou que é preocupação do Governo da Província de Luanda (GPL) acompanhar a implantação de contentores nas vias já limpas e dialogar com as pessoas no sentido de incentivá-las a participarem na limpeza dos locais de residência.
 "O trabalho das empresas contratadas para eliminar os focos de lixo, em todos os municípios que foram por nós visitados, está a ser feito de maneira  considerável”,  reconheceu Joana Lina.

 "As administrações municipais e distritais estão orientadas para que as operadoras trabalhem nos níveis um e dois, isto é, nas áreas urbanizadas e semi urbanizadas, por serem áreas com maior facilidade de circulação e de recolha dos resíduos sólidos para os contentores e dali para o Aterro Sanitário”, disse.

Joana Lina anunciou que para os níveis três e quatro, que são as áreas de  difícil acesso, está gizado um programa de recolha de lixo com  motorizadas de três rodas e algumas compactadoras, que brevemente será lançado, estando a ser formados jovens para este tipo de serviço.
O administrador do município de Viana, Manuel Pimentel, disse não estar muito convencido com o trabalho da operadora Sambiente, que acusou de estar a fazer um trabalho "de pouco agrado para o município”, tendo pedido à governadora meios para que a administração minimize os focos de lixo nas comunidades.

 No município de Belas, o director-geral da empresa Jump Business, João Nelson, disse ter mais de 700 contentores para o município, 300 dos quais estão no distrito do KK5000 e Kilamba. O responsável garantiu que dentro de dias o distrito do Kilamba e arredores não terão mais focos de lixo no chão, porque há contentores suficientes para o depósito de resíduos sólidos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade