Opinião

Contentores tombados

Aos receptáculos de lixos públicos em Luanda, coitados, acontece-lhes tudo de mau, mas há sempre quem arranje formas novas de os castigar, aumentando a balbúrdia da província: tombá-los, ao que parece, está na moda.

12/04/2021  Última atualização 10H08
Os causadores podem ser vários, desde aqueles que catam plásticos ou cartão para sobrevirem das vendas de cada um daqueles produtos, aos que, já sem forças físicas, nem ânimo, encurtam os caminhos sinuosos da miséria e nos recipientes de todos os lixos de Luanda procuram restos de comida para enganar fome própria e das famílias. Em ambos os casos, há mulheres e homens de todas idades, na maioria dos casos, difíceis de calcular, que os atalhos da vida se encarregaram de lhes apagar datas, designadamente de nascimento. Entre estes sobreviventes de ambos os casos, há velhos que nunca tiveram tempo para ser jovens, quanto mais meninos.

A juntar àqueles  dois grupos de deserdados contam-se as vítimas do desemprego e os que querem e não conseguem  o primeiro posto de trabalho, de acordo com as habilitações académicas e profissionais. Qualquer um dos que catam, diariamente, nos contentores, pode, sem querer, derrubá-los, ao inclinar-se sobre eles ou, até, de propósito, por lhe facilitar a busca. Provavelmente, sabe-se lá, igualmente, por causas encobertas. Em qualquer dos casos, é preciso conhecê-las e agir  consoante cada um.

Um acompanhamento próximo destas situações, por parte dos vários organismos responsáveis pela saúde pública da província de Luanda, é algo que, por diferentes motivos, se impõe e não tem custos de maior. Estes "heróis anónimos da sobrevivência” não podem continuar a ser vistos apenas como fontes do erário. É urgente conhecer-lhes o dia-a-dia, as incertezas que enfrentam; o que faziam antes, se não faziam nada, porquê; habilitações académicas e profissionais; o que os levou à situação presente. Talvez, se conclua haver  quem ande perdido entre os lixos de Luanda, podendo ser mais útil noutras tarefas. E as crianças? Há tantas perguntas a fazer-lhes. Haja quem queira.

Os tombos dos coitados dos recipientes dos lixos de Luanda, tão mal tratados, podem ter várias causas e origens, que é preciso apurar. Para começar, urge quebrar a inércia de uns quantos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião