Economia

Conversão de economia informal absorve apoios

Hélder Jeremias

Jornalista

O Plano de Acção Estratégica de Transição da Economia Informal para Formal empregou, desde que foi lançado, em Julho do ano passado, cerca de 46,6 milhões de kwanzas no financiamento para 15 projectos aprovados por instituições de microcrédito, de acordo com dados obtidos pelo Jornal de Angola do Ministério da Economia e Planeamento (MEP).

02/04/2021  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR
Os projectos financiados foram seleccionados de um universo de 39 solicitações avaliadas em  129,3 milhões de kwanzas, segundo os números do MEP, que também dão conta de que o sector de produtos e serviços da cadeia de Agronegócio absorveu a maior fatia, obtendo do Kixicrédito 26 652 570 kwanzas que financiaram seis projectos.
O total solicitado nesse domínio ascendia, entretanto, a 76,7 milhões, correspondendo a 19 projectos.

O sector de Desenvolvimento de Software beneficiou perto de 16,5 milhões, que dizem respeito à cobertura dos três projectos submetidos à Multicrédito, enquanto a Logística e Distribuição de Produtos Agro-alimentares e Pescas beneficiou de desembolsos de totais de 2,2 milhões de kwanzas, com a Kixicrédito a destinar 1,2 milhões e a Multicrédito um milhão a cinco projectos aprovados dos oito solicitados.

As estatísticas revelam ainda que o sector da Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos, com apenas um projecto, suportado pelo Multicrédito, obteve um financiamento na ordem de 1.2,5 milhão, ao passo que o sector da Produção Cultural e Artística não foi contemplado por nenhuma linha de financiamento. O Stock de financiamento, desde o início da operacionalização da linha situa-se em 1,6 mil milhões de kwanzas.

A execução do programa, operacionalizado com fundos instituídos pelo Decreto Presidencial 98/20, já permitiu a formação de 698 micro e pequenas empresas, tendo como meta, até ao final do ano em curso, a formalização de 750 micro- empreendedores e garantir a transição de dois mil agentes até 2022, numa altura em que 448 já foram integrados no mercado formal.

Com a operacionalização da linha de micro-crédito, segundo os dados do MEP, foram criados 2 195 postos de trabalho, 1 173 atribuídos a mulheres e 1 022 a homens.
O programa recebeu nova dinâmica com o recente lançamento, pelo Instituto Nacional das Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), da plataforma PROMOVE, com objectivo de capacitar e modernizar a gestão das cooperativas, bem como criar uma rede de gestores de cooperativas capacitados e disponíveis para dar o apoio necessário aos empresários.
    


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia