Mundo

Coreia do Sul pede aos EUA para retomarem negociações com Coreia do Norte

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pediu ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, para retomar as negociações com Pyongyang sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

21/04/2021  Última atualização 18H58
© Fotografia por: DR

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pediu ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, para retomar as negociações com Pyongyang sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

"A coisa mais importante para os dois governos é ter vontade de diálogo e sentar-se frente a frente o mais rápido possível," disse Moon Jae-in, numa entrevista hoje divulgada pelo jornal The New York Times.

O Presidente sul-coreano, que visitará Washington no próximo mês para se encontrar com Joe Biden, também pediu para que os Estados Unidos cooperem com a China na tentativa de encontrar uma solução para o problema nuclear norte-coreano.

"Se as tensões entre os Estados Unidos e a China aumentarem, a Coreia do Norte poderá tirar proveito disso", explicou o líder sul-coreano.

As negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão paradas desde o fracasso da cimeira entre o Presidente norte-coreano, Kim Jong-un, e o ex-Presidente dos EUA Donald Trump, em Fevereiro de 2019, após a qual Pyongyang retomou os seus testes de mísseis.

Moon espera agora que Joe Biden retome as negociações, mas de uma forma mais eficaz do que o seu antecessor na Casa Branca. "Espero que Biden faça história, tornando-se o Presidente que alcançou um progresso substancial e irreversível em direcção à desnuclearização completa e a um acordo de paz na península coreana", disse o Presidente da Coreia do Sul.

Joe Biden até agora permaneceu bastante silencioso sobre as suas intenções em relação a Pyongyang, mas já admitiu estar pronto "para uma certa forma de diplomacia, embora sempre sujeita à condição de haver uma desnuclearização".

Biden também avisou que os Estados Unidos retaliariam "em conformidade" no caso de uma escalada norte-coreana no plano nuclear, depois de ter sido conhecido o disparo de dois mísseis balísticos por Pyongyang no Mar do Japão.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo