Política

Covid-19: OMS considera que Angola está no bom caminho no combate à pandemia

A representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Angola considera que o país "está no bom caminho", face à tendência decrescente de casos de Covid-19 nos últimos dias. A posição foi expressa ontem, em declarações à Lusa, pela representante da OMS em Angola, Djamila Cabral, enaltecendo o esforço do Governo angolano, que "está a fazer aquilo que tem de ser feito".

13/01/2021  Última atualização 10H30
Representante da OMS em Angola, Djamila Cabral © Fotografia por: Edições Novembro
"Esperemos que possamos continuar assim, numa situação mais ou menos controlada, e que não tenhamos o segundo pico", disse Djamila Cabral, salientando que, para a OMS, "a situação em Angola é estável".  "Continuamos encorajados, porque estamos numa fase com números decrescentes de casos, mesmo se há um dia ou outro com certo aumento, mas a tendência geral quando vemos a curva é muito mais baixa do que quando tivemos o pico, que foi mais ou menos em Outubro, em que realmente o número de casos foi bastante alto", referiu.

Segundo Djamila Cabral, o actual quadro demonstra que foram tomadas medidas em tempo oportuno  "e que foi possível ter um efeito, um impacto, no desenrolar da pandemia". A responsável referiu-se às medidas contidas nos vários decretos emitidos pelas autoridades angolanas, como o uso obrigatório de máscaras, a restrição de movimentos, de aglomerados, o fecho das fronteiras, a obrigatoriedade de distanciamento, da lavagem das mãos, lembrando que hoje se encontram dispositivos de lavagem ou desinfecção das mãos em todos os locais. 

"Para a OMS, a melhor arma que nós temos são essas medidas de saúde pública. Os governos têm estado a fazer um esforço, e Angola está a fazer esse esforço, para que tenhamos cada vez mais adesão da população a essas medidas", disse.  A representante da OMS em Angola frisou que, se foi possível baixar o número de casos, é porque foram bem implementadas as medidas, que podem ser ainda melhoradas para diminuir ainda mais o número de infecções. 

"É isso que nós estamos à espera, que possamos continuar a manter as medidas para que o número de casos não aumente", sublinhou, realçando que o surgimento de uma segunda vaga "não é obrigatório".  "A segunda vaga, por aquilo que temos estado a ver, em geral, surge porque como os números baixam, as pessoas também criam um pouquinho mais de confiança", disse Djamila Cabral, apontando igualmente como causa "o equilíbrio" que os governos tentam encontrar para retomar a vida económica e social.

De acordo com a responsável, é nesse período que, em todos os países, se regista uma segunda vaga.  "Penso que há condições para continuar a manter a situação como está. É claro que isso exige sacrifício de todos individualmente, mas também sacrifício colectivo, e a capacidade ou habilidade de o Governo conseguir equilibrar, porque estamos a ver, por exemplo, que as escolas vão começar agora", disse. 

Djamila Cabral referiu que é preciso "tentar", frisando que já foram criadas condições a nível das escolas para que haja menos riscos de contaminação. "Vamos ver, se calhar estamos prontos, se calhar não estamos cem por cento prontos, mas podemos melhorar. Isso é uma eterna busca de equilíbrio entre as medidas que somos obrigados a tomar e o novo normal com que temos de aprender a viver", considerou. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política