O Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, que não foi assinado pelas potências nucleares, entrou em vigor esta sexta-feira, uma notícia saudada pelas Nações Unidas e pelo Papa Francisco.
Lloyd Austin, um oficial que ascendeu às fileiras da elite do Exército e combateu a discriminação racial numa carreira de 41 anos, obteve hoje a confirmação do Senado dos EUA como primeiro negro secretário de Defesa.
A União Africana reservou 270 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para serem distribuídas no continente em 2021, disse hoje John Nkengasong, director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).
"Desde o início desta pandemia, temos mantido firmemente o princípio de não deixar nenhum país para trás", disse o chefe de Estado sul-africano e Presidente da União Africana (UA), Cyril Ramaphosa, depois de anunciar esta reserva numa cimeira extraordinária ontem à noite.
No âmbito da campanha de vacinação, foram estabelecidos acordos económicos com o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), sediado no Cairo, para assegurar que todos os países tenham acesso às vacinas.
O Afreximbank fornecerá garantias antecipadas até 2 mil milhões de dólares aos fabricantes em nome dos estados membros da UA, que podem ser pagas, assim que as doses sejam entregues ou no prazo de cinco anos.
Este novo pacote de vacinas irá complementar os 600 milhões de doses - que poderão vacinar 20% da população do continente - reservados para África através do programa COVAX - a iniciativa internacional lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Vaccine Alliance (GAVI).
Embora Nkengasong tenha reconhecido hoje que 270 milhões de doses "não são suficientes para todo o continente", disse que representam "um bom começo", acrescentando que os resultados da vacina russa, Sputnik V, estão a ser estudados.
África enfrenta há semanas uma segunda vaga, mais agressiva, da pandemia, com muitos países incapazes de confinar milhões de cidadãos, as hipóteses de sucesso dependem de uma distribuição em grande escala e rápida das vacinas, por forma a ser alcançada a chamada "imunidade de grupo".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginTrês capacetes azuis foram ontem mortos num ataque na região Norte do Mali, noticiou a AFP, que cita um funcionário da Missão das Nações Unidas de Estabilização do Mali (MINUSMA). “Durante uma operação de segurança, uma unidade da Minusma parou para desmontar um dispositivo explosivo, ficando sob fogo de homens armados não identificados”, lê-se numa declaração da força de manutenção da paz, citada pela AFP, que não especificou a nacionalidade das vítimas.
O ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, não aparecerá mais uma vez numa sessão da comissão de investigação de suspeitas de corrupção generalizada, marcada para segunda-feira, disse um dos seus advogados, Eric Mabuza, citado, ontem, pela Reuters.
Com um click no motor de busca “Google” encontramos vários sinónimos e sentidos da palavra união, merecendo destaque, em jeito de início de conversa, o sentido harmonioso, que atribui ao termo o valor de “encontro de ideias”, “unidade”, “comunhão”, “paz”, “conciliação”, “concórdia”, “convergência” e “harmonização”.
Ontem, sexta-feira, foi a enterrar o meu amigo e colega Embaixador de Carreira Álvaro Capingana Cambire, que desempenhava as funções de Ministro Conselheiro na Embaixada de Angola no Reino de Marrocos até o seu falecimento em Rabat, a 8 de Janeiro de 2021, por doença.
Luanda sempre foi uma cidade má para viver, primeiro, por motivos óbvios, durante as sucessivas ocupações, depois, já sem o jugo colonial, por razões diversas mas, igualmente, evidentes, agravadas com o surgimento do novo-riquismo.
Por várias razões, nos últimos dez dias, estive nas províncias de Luanda, Bengo e agora Namibe.
Com os olhos virados para as eleições gerais do próximo ano, a UNITA aprovou, terça-feira, o plano de actividades para o primeiro trimestre e elegeu 2021 como "o Ano da mobilização dos patriotas para a alternância do poder" no país.
Estão sujeitos à protecção especial os cidadãos vulneráveis à infecção por Covid-19, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com doença crónica considerada de risco, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias, designadamente os imuno-comprometidos, os doentes renais, os hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, doentes respiratórios crónicos, doentes oncológicos, doentes com anemia falciforme e pessoas com obesidade.
A secretaria-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA) disse, ontem, em Luanda, que vão continuar a aumentar a capacidade organizativa e afirmar-se como peça fundamental na educação e mobilização das mulheres para a materialização dos ideais políticos do partido.
As anotações, pelo Tribunal Constitucional, das reuniões do Bureau Político e do Comité Central da FNLA, na sequência das quais foi nomeado um novo secretariado-geral, estão dependentes da decisão sobre o processo de destituição do ex-secretário-geral, Pedro Mocombe Dala, esclarece um despacho daquele órgão jurisdicional.
Pelo menos, 35 cidadãos angolanos que viviam na condição de refugiados no centro de acolhimento de Mayukuayukua, na República da Zâmbia, regressaram definitivamente ao país e foram alojados, desde o dia 29 de Dezembro de 2020, na sede comunal do Missombo, a 16 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubando.
Mais de 3 mil cidadãos do sexo masculino, nascidos entre um de Janeiro à 31 de Dezembro de 2003 devem ser registados na província do Cuanza-Norte durante o processo de recenseamento militar, afirmou ontem, na cidade de Ndalatando, o chefe de Departamento do Distrito de Recrutamento e Mobilização, coronel Ribeiro Tomás.