Sociedade

CPLP destaca papel dos Estados na luta contra a doença

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) reconheceu ontem, em Genebra, Suíça, o impacto, sem precedentes, da pandemia de Covid-19 e lamentou a perda de vidas humanas resultante desta situação.

24/03/2021  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR
Numa declaração proferida por Angola no debate geral sobre "Assistência Técnica e Desenvolvimento das Capacidades”, à margem da 46ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que encerra hoje, a CPLP reafirmou a disposição para "unir esforços no sentido de mitigar os efeitos adversos da crise sanitária, na economia e na sociedade". 

A CPLP reafirma o papel central dos Estados na resposta à crise, sublinhando que o fortalecimento da solidariedade e da cooperação internacional é fundamental para uma solução sustentada de longo prazo para os diferentes desafios.

Neste sentido, a CPLP instou os Estados membros, organismos internacionais e organizações da sociedade civil a unirem esforços e capacidades para que "os grupos em situação de maior vulnerabilidade e os sectores mais afectados possam contar com o apoio necessário para a sua recuperação e fortalecimento".

Na intervenção,"a CPLP agradece e manifesta todo o  apoio ao trabalho da Alta Co-missária para os Direitos Hu-manos e do seu Escritório na prestação de assistência técnica e no desenvolvimento de capacidades em vários países", referindo que a assistência técnica é crucial para a promoção e protecção dos direitos humanos.
Ao terminar, a CPLP destaca o impacto da pandemia sobre a cultura e as manifestações culturais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade