Economia

Criado um projecto de incentivo ao consumo da carne de coelho

A empresa Rachel Wakua & Filhos Limitada, ligada ao ramo do agro-negócio, vai desenvolver, a partir de 8 de Maio deste ano, um projecto de fomento da produção de coelhos para abate, incentivando o consumo da carne do animal, por ter um alto valor nutricional.

12/04/2021  Última atualização 08H50
Carne de coelho é vista como um sucedâneo viável da bovina © Fotografia por: DR
A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola pelo assessor de Comunicação e Imagem da empresa, Gaspar João, que disse ser objectivo do "Projecto Coelho” incentivar a introdução da carne de coelho na dieta alimentar dos angolanos.
"O projecto vai ser lançado com o objectivo de mostrar à população que o coelho não deve ser visto apenas como um animal de estimação”, acentuou Gaspar João, que disse conter a carne de coelho proteínas de alto valor nutricional e vitaminas do complexo B que fortalecem o funcionamento do coração.

Com a implementação do projecto, a empresa Rachel Wakua & Filhos deseja, de acordo com Gaspar João, que "a carne de coelho chegue à mesa dos angolanos a um preço baixo”, o que não acontece, actualmente, por ser importada a carne de coelho encontrada à venda em algumas grandes superfícies comerciais, onde pode ser adquirida entre 10 mil e 22 mil kwanzas.

Gaspar João referiu que o facto de a carne de coelho não estar ainda ao alcance da maioria dos angolanos é a razão da criação do projecto de "industrialização do coelho”, pela empresa Rachel Wakua & Filhos, que está presente no mercado desde 2018.
O funcionário da empresa acentuou que, para o êxito do projecto, é necessário que seja explicado aos angolanos a importância da presença da carne de coelho na dieta alimentar.

Gaspar João sublinhou que, através da comercialização de coelhos, muitas famílias podem se auto-sustentar, devido à facilidade de gestação da coelha, que pode produzir de sete a dez crias numa gestação, que ocorre a cada 30 dias.
O assessor de comunicação da empresa Rachel Wakua & Filhos Limitada deu também ênfase ao facto de, no mundo, a urina de coelho ser utilizada no fabrico de produtos de beleza e as fezes na produção de fertilizantes para a agricultura orgânica.

O "Projecto Coelho”, de acordo com Gaspar João, já tem, até agora, entre 50 e 60 coelhos, número que vai crescer de forma exponencial nos próximos tempos, por ser pretensão da empresa Rachel Wakua & Filhos trabalhar com pessoas interessadas em investir no negócio, entrando na rede de distribuição e venda de carne de coelho.
A empresa Rachel Wakua & Filhos Limitada dispõe de cinco pacotes, designados "Bronze”, "Boss”, "Diamante”, "Manager” e "Gold”, para as pessoas interessadas em entrar no negócio de comercialização de carne de coelho em Angola, para cuja adesão se deve pagar um valor inicial.

Por exemplo, a adesão ao pacote "Bronze” dá direito à compra de 15 coelhos no valor de 1,1 milhões de kwanzas e, para o pacote "Gold”, devem ser adquiridos 150 coelhos ao preço de 15  mi-lhões de kwanzas.
Quem quiser aderir a um dos pacotes deve ter condições criadas, como dispor de um espaço vedado, de tanque de água e de energia eléctrica, além da necessidade de ser submetido a uma formação ministrada pelo centro de formação profissional da empresa Rachel Wakua & Filhos Limitada, que, além disso, faz o acompanhamento dos espaços de alojamento dos animais.
"A produção e comercialização de coelhos gera auto-sustentabilidade familiar”, reiterou Gaspar João, que disse ser possível um empreendedor ter, em quatro meses de investimento, um lucro de 600 mil kwanzas, podendo o valor crescer para cinco milhões de kwanzas/mês, durante mais de um ano.

O Centro de Formação Profissional Agro-industrial Rachel Wakua tem ministrado cursos intensivos de vinicultura, piscicultura, suinicultura e outros ligados à produção de cosméticos, óleo vegetal, soja e sumos naturais.
Gaspar João disse haver "muita procura” pelos cursos ministrados pelo centro de formação profissional por haver, no país, um aumento do investimento no sector agrícola, além de existir um défice de institutos superiores e faculdades de Agronomia.

O Centro de Formação Profissional Agro-Industrial Rachel Wakua está, à semelhança da empresa Rachel Wakua & Filhos Limitada, localizado no bairro Golfe 2, município do Kilamba Kiaxi, província de Luanda.
Apesar de estar sediada em Luanda, a empresa está presente em várias províncias do país, por enviar formadores para formação e acompanhamento de projectos agrícolas de clientes.

Manuela Mateus

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia