Sociedade

Cuando Cubango já tem vacinas disponíveis para a segunda fase

Um total de 11 mil doses de vacina da AstraZeneca está disponível na província do Cuando cubango, que prevê iniciar a segunda fase da imunização contra a Covid-19 na próxima semana, informou a chefe do Departamento de Saúde Pública.

22/05/2021  Última atualização 12H02
© Fotografia por: Edições Novembro
Ao Jornal de Angola, Cristina Luísa garantiu que as condições técnicas, materiais e  humanas estão criadas para o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Na primeira fase, foram vacinados 11.745 cidadãos dos municípios de Menongue, Cuchi, Cuito Cuanavale, Dirico, Calai e Cuangar, designadamente profissionais de saúde, idosos, professores, jornalistas, efectivos da Polícia Nacional e das Forças Armadas Angolanas. Os municípios de Nancova, Mavinga e Rivungo ainda não foram abrangidos por insuficiência de vacinas. 

Cristina Luísa referiu que, depois da aplicação da vacina, algumas pessoas apresentaram sintomas, sem consequências graves, como dores de cabeça, febre e tontura, considerados normais depois da toma de qualquer vacina. Acrescentou que dos 387 casos positivos, 179 foram registados no estabelecimento prisional do Cuando Cubango, sem registo de óbitos. 

Para evitar a propagação da doença no seio da população penal, a comissão multissectorial isolou o estabelecimento prisional, criando áreas para o tratamento da doença e observância da quarentena institucional. Entre outras medidas, consta a soltura imediata dos presos que já cumpriram penas.  De recordar que o serviço prisional do Cuando Cubango foi construído para albergar apenas 500 reclusos, mas actualmente conta com mais de 800 presos. Um recluso, transferido de Luanda, com Covid-19, contaminou outros 178 presos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade