Sociedade

Cultos religiosos podem elevar número de pessoas infectadas

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Os cultos em algumas confissões religiosas, na província do Huambo, têm sido realizados sem a observância das medidas de biossegurança de prevenção contra à Covdi-19, ao registarem aglomerado de fiéis que não respeitam o distanciamento social e do uso da máscara, denunciou, ontem, o director do Gabinete Provincial da Saúde.

12/02/2021  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR
Lucas Nhamba lamenta tal comportamento que pode contribuir para um aumento significativo de novas infecções na província, considerado a segunda região do país com o maior registo diário de casos positivos da pandemia.

"Nos últimos dias, tem se constatado a lotação de alguns recintos religiosos sem observância das medidas de biossegurança. As crianças que frequentam os cultos estão vulneráveis”,  alertou o também  porta- voz da Comissão Multissectorial  da Luta Contra à Covid-19. Para  o director do Gabinete Provincial da Saúde, os líderes religiosos são chamados a pautarem pela observância escrupulosa das medidas de biossegurança, e a denunciar as pessoas que desrespeitam as recomendações previstas no Decreto Presidencial sobre o Estado de Calamidade no país.

Lucas Nhamba lembrou que os líderes religiosos, na reabertura dos cultos, foram orientados a criarem as condições mínimas de biossegurança, no sentido de evitar a realização de cultos com um número não superior a 150 pessoas, mas, disse que, na prática, têm sido ignoradas, o que coloca em risco a vida de muitas pessoas.   

"Penso ser perigoso, porque o não cumprimento das medidas pode determinar a suspensão, por um período de um ano, destas confissões religiosas. Não é necessário que haja a intervenção das Força de Defesa e Segurança para pôr ordem”, disse, sublinhando que as pessoas devem estar consciencializadas sobre o perigo e o risco da proliferação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade