Cultura

Dança realça arquitectura de Luanda

Uma exposição com fotografias de Rui Tavares, que associam a Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC) ao património arquitectónico da cidade de Luanda está patente desde a última quinta-feira, 29/04, no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.

02/05/2021  Última atualização 14H15
Olhar fotográfico de Rui Tavares © Fotografia por: DR
Trata-se de uma iniciativa da CDC inserida no projecto "Lugares InCORPOrados”, em parceria com a Associação Kalu e a consultoria da arquitecta Isabel Martins, no âmbito das comemoracões dos trinta anos de existência da CDC e para assinalar o Dia Mundial da Dança. O projecto, além da exposição fotográfica, que tem o alto patrocínio da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, é constituído pela edição de um livro, que vai ser apresentado ao público em data a ser anunciada em breve.  

Dezasseis bailarinos de quatro gerações da CDC foram fotografados em conjunto com 16 edifícios e lugares da cidade de Luanda, evocando a multiplicidade de laços sociais e afectivos que se estabelecem entre as pessoas e os lugares que habitam. As fotografias dão relevo a um património de importância fundamental para a caracterização, história e memórias da cidade, numa abordagem das afinidades entre a dança e a arquitectura, enquanto linguagens que espelham, na sua tridimensionalidade, as relações entre o corpo, o movimento e o espaço.

Investindo num olhar que privilegia o estético e o artístico, o projecto quer alertar e participar na sensibilização da sociedade para o risco que corre parte fundamental deste património edificado, na esperança de que o mesmo possa ser resgatado, recuperado e devolvido à sociedade luandense.  A exposição é itinerante e estará presente entre Abril e Dezembro em nove espaços da cidade de Luanda, durante 15 dias em cada lugar. Ficam aqui algumas fotos de Rui Tavares, que põem em evidência, ao mesmo tempo, o rico património arqutectónico de Luanda e a arte da CDC, a companhia fundada e liderada pela coreógrafa Clara Guerra Marques.
Rui Tavares nasceu em Hamburgo em 1971. Todo o seu percurso ligado à fotografia de dança desenvolve-se junto da CDC, da qual é membro fundador. Colabora com as áreas da moda, publicidade, desenho gráfico e arquitectura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura