Sociedade

Defendia maior inserção da pessoa com deficiência

Edna Mussalo

Jornalista

O Comité Paraolímpico defende maior inserção na sociedade das 656.258 pessoas com deficiência existentes no país, segundo o censo de 2014.

26/05/2021  Última atualização 06H10
© Fotografia por: DR
Segundo o seu presidente, Lionel da Rocha Pinto, o Comité Paraolímpico tem como objectivo a inclusão social da pessoa com deficiência por via do desporto.  
Lionel da Rocha Pinto de-fende, também, o apoio de outros órgãos ministeriais, para que os direitos das pessoas com deficiência sejam salvaguardados, de forma mais abrangente. 

O dirigente desportivo  acrescentou que, embora os direitos das pessoas com deficiência constem da lei, na prática ainda se registam muitas lacunas, como nos acessos aos transportes públicos, supermercados, escolas e hospitais. 

O presidente do Comité Paraolímpico de Angola referiu que está agendada uma reunião com vários órgãos ministeriais, como Educação, Ensino Superior e Saúde, no próximo dia 28, via Zoom, para se traçarem estratégias para o reforço da salvaguarda dos direitos da pessoa com deficiência. 

Lionel da Rocha Pinto referiu que o número de pessoas com deficiência constitui 2,5 por cento da população, localizada maioritariamente nas províncias do Cunene, Moxico, Cuanza-Norte, Huíla e Bíe, sem que se conheçam dos governos das referidas províncias programas ou acções concretas para a defesa da dignidade, direitos e bem-estar deste grupo.  

A pessoa com deficiência, políticas do Estado para a sua defesa, inserção e integração socioprofissional, bem com respeito pela dignidade humana constam entre os assuntos a serem abordados durante o encontro. Serão ainda debatidas questões como a estratégia de protecção à pessoa com deficiência, leis de acessibilidade e atribuição de bolsas de estudos.       

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade