Mundo

Derek Chauvin é considerado culpado pela morte de George Floyd

O agente norte-americano Derek Chauvin foi, esta terça-feira (20), considerado culpado de duas acusações de homicídio pela morte de afro-americano George Floyd.

20/04/2021  Última atualização 22H38
Derek Chauvin foi levado para a cadeia logo após a leitura do veredito © Fotografia por: DR

Chauvin foi acusado de assassínio em segundo grau, punível com até 40 anos de prisão; homicídio em terceiro grau, com pena máxima de 25 anos, e homicídio em segundo grau, com pena de prisão de até 10 anos.

Como não tem antecedentes criminais, Chauvin só poderá ser condenado a um máximo de 12 anos e meio de prisão por cada uma das duas primeiras acusações e a quatro anos de prisão pela terceira. Chauvin declarou-se inocente de todas as acusações.

Os 12 jurados - seis brancos, quatro afro-americanos e dois "multirraciais" - começaram a deliberar na segunda-feira após as alegações finais do Ministério Público e da Defesa, às 20h00 locais (02h00 desta terça-feira, em Luanda), tendo anunciado, seis horas e meia depois, que tinham tomado uma decisão unânime.

A incerteza sobre o resultado do julgamento provocou um aumento da tensão nas ruas, especialmente de Minneapolis, onde estão mais de 3.000 polícias em alerta.

A morte de George Floyd, aos 46 anos, aconteceu em 25 de Maio de 2020, na sequência da sua detenção pela polícia de Minneapolis por suspeita de tentar pagar a conta do supermercado com uma nota falsa de 20 dólares.

A morte foi filmada em vídeo por transeuntes e divulgada nas redes sociais, sendo que o vídeo mostra Floyd a ser retirado do carro onde seguia sem resistir à Polícia. 

Um polícia colocou o joelho no pescoço de Floyd e pressionou-o durante quase nove minutos. No vídeo é possível ouvir-se Floyd a dizer ao polícia que não consegue respirar e a sua morte torna-se inevitável pouco depois.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo