Opinião

Desportistas resilientes

Matias Adriano

Jornalista

O desporto no país tem vindo a ser uma vítima desprotegida dos efeitos colaterais ditados pela actual conjuntura.

19/03/2021  Última atualização 07H15
Hoje, a actividade vive um conjunto de limitações, que inibem o desenvolvimento das suas acções. Clubes, associações e federações vivem uma crua realidade, sendo à custa de enorme sacrifício que conseguem manter vitais as modalidades sob sua alçada.

O colapso económico, que assentou arraiais desde à altura em que o mundo viu-se ajoelhado à sombra da Covid-19, é apontado como "leit-motiv” desta brusca mudança de quadro, embora em certos casos pareça haver uma espécie de aproveitamento de quem mesmo ante a possibilidade de fazer se escuda neste argumento para não gastar, ou para descaminhar fundos para fins supérfluos.

Fazer desporto, nos dias presentes, passou a ser uma obra hercúlea. O próprio Campeonato Nacional de futebol da Primeira Divisão é hoje aquilo que é: insípido e insosso, longe do fulgor de outro tempo.  É basta ver pela ginástica a que se submetem as equipas concorrentes, como se já não bastasse o incómodo de testes constantes à Covid-19, ou a necessária obediência às normas de biossegurança.
Mesmo as selecções nacionais enfrentam um mar de dificuldades para poderem disputar competições internacionais, havendo casos em que se pisa o risco de desistência desta ou daquela competição, mesmo sabendo-se, à partida, as consequências que podem advir deste procedimento. Os Palancas por pouco falharam os jogos com a Gâmbia e com o Gabão.

Entendidas as coisas numa perspectiva mais realística, fazemos um desporto de emergência, em que se deve fazer algum desconto à falha deste ou daqueloutro. Devemos aplaudir por o Girabola ter atingido a 15ª jornada, última da primeira volta, sem que tenha criado constrangimentos de monta. Ao menos nenhuma equipa deixou a prova ou ameaçou fazê-lo.

Claro está, que ainda há um volume de jogos em atraso a fazer, ao longo daquilo que, por sua conta e risco, o articulista ousa designar "Liguilha intermédia”, aconselhando o bom senso a manter alguma prudência, a ver como fica o quadro, depois de concluído o pacote dos 120 jogos correspondentes à primeira volta.

Seja como for, há motivos para aplaudir a resiliência dos actores do desporto nacional, que fazem das tripas o coração para que esta actividade sã, que em determinada época do percurso histórico do nosso país serviu de bandeira à conquista de maior expressão diplomática, continue vital. Hoje tem início o Nacional da "bola ao cesto”. É o desporto na superação da hermética barreira de vicissitudes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião