Desporto

Desportos de combate voltam aos pavilhões

O Governo angolano autorizou, por via do novo Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, em vigor desde a meia-noite de domingo, a reabertura das competições desportivas federadas nas modalidades de combate, noticia a Angop.

13/04/2021  Última atualização 07H45
Lutadores podem regressar ainda este mês aos tapetes e ringues © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
O novo diploma que deverá vigorar por um período de 30 dias, validados pelo Presidente da República, João Lourenço, dá "luz verde” às competições nas modalidades de judo, karaté, jiu-jitsu, kickboxing, tae-kwondo e boxe.

Tal como outras modalidades já liberadas, a prática destas disciplinas de lutas estava proibida há um ano, devido a sua especificidade, o contacto físico, identificado como de alto risco para o contágio e propagação da Covid-19, pela Comissão Multissectorial para Prevenção e Combate à pandemia.

Segundo o Decreto Presidencial, estão igualmente autorizadas as competições de natação e pesca desportiva.
No entanto, continuam suspensos os jogos e peladinhas nos bairros, devendo a violação deste instrutivo custar aos infractores uma multa que varia de 20 a 30 mil kwanzas.

Com esta decisão, ficam autorizados todos os movimentos federados mediante o cumprimento do protocolo desportivo sobre à Covid-19, destacando-se a quarentena institucional após jogo internacional, medidas de higienização nos compartimentos dos recintos desportivos e testagem regular de todos os intervenientes. 

Trata-se da 12ª vez que as autoridades nacionais actualizam as medidas do Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, a vigorar desde o dia 25 de Maio de 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto