Política

Destacado o papel da mulher na família

Carla Bumba

Jornalista

A vice-presidente do MPLA destacou, ontem, em Luanda, o “papel fundamental” da mulher na família, pois “têm a capacidade de encontrar soluções para muitos problemas”.

16/05/2021  Última atualização 08H58
Luísa Damião juntou-se ao acto alusivo ao Dia da Família © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
Luísa Damião, que falava durante uma palestra sobre "a influência da família na educação”, por ocasião do Dia Internacional da Família, referiu-se, também, à violência doméstica, defendendo que se deve educar a mulher a denunciar casos que  violentem a sua integridade física e moral .

"Às vezes, o silêncio funciona como cúmplice da própria violência”, alertou a dirigente, sugerindo que as denúncias podem ser feitas nos centros de aconselhamento jurídico da OMA, que tem uma "grande experiência” sobre o assunto.
Reconheceu que o Ministério da Acção Social, Família e  Promoção da Mulher também tem experiência no fortalecimento da cultura jurídica da mulher e na denúncia de acções que violem os seus direitos.

Luísa Damião destacou, igualmente, o papel da Igreja na promoção dos valores éticos e morais. "Foi na Igreja, onde forjarmos os nossos valores e aprendemos a não roubar, matar e cobiçar as coisas alheias; todos crescemos com estes valores”, disse.
"Todos nós devemos trabalhar no resgate dos valores cívicos, éticos e morais”, referiu, sublinhando que tudo isso começa no seio das famílias. "Quem constrói uma família forte e feliz são as mulheres. Costuma dizer-se que quem empondera uma mulher, empondera uma nação”, afirmou.

A secretária-geral da OMA, Joana Tomás, defendeu mais união, fraternidade, irmandade e patriotismo, porque "não existe família sem Nação”. "A Nação só existe porque existem famílias unidas”, considerou.
"Vamos trabalhar para termos, em Angola, famílias sãs e, assim, uma Angola cada vez melhor”, exortou.
Elsa Bárber, secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, informou que o Ministério tem trabalhado para a melhoria da sã convivência familiar, mediante acções de sensibilização para a mudança de atitudes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política