Política

Advogado Inglês Pinto e parcerias regionais

O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto, defende a criação de mecanismos de cooperação entre os advogados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

23/08/2011  Última atualização 09H28
JA © Fotografia por: Bastonário da Ordem dos Advogados

O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto, defende a criação de mecanismos de cooperação entre os advogados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Em declarações à agência Angop, o bastonário referiu que a maior parte dos países da organização foram ex-colónias britânicas e estão integrados no sistema da Commonwealth. Angola, Moçambique e a República Democrática do Congo possuem sistemas jurídicos diferentes dos demais, pois seguem o chamado sistema continental. Inglês Pinto considera que essa diferença, a que se junta a da língua, não deve comprometer a cooperação e integração a nível dos países que compõem a SADC.
Durante a reunião da Associação dos Advogados da SADC (SADC Law Association, em inglês), realizada no início do mês, em Maputo, a delegação angolana realçou a necessidade de cooperação entre os países da região.
Inglês Pinto sugeriu a realização de uma conferência em Angola, para apresentação dos objectivos da Associação dos Advogados da SADC. No encontro, frisou, podem ser abordadas questões como os objectivos da organização, a sua história, funcionamento do sistema judicial da Commonwealth e a possibilidade de cooperação entre advogados da região, independentemente do sistema judicial e da língua.

Progressos

Os progressos alcançados pela SADC nos últimos anos foram destacados pelo presidente do Conselho de Administração da Feira Internacional de Luanda (FIL). Matos Cardoso disse ser do interesse dos governos da região promover o desenvolvimento e melhorar as condições de vida da população da África Austral. O facto de Angola ter assumido a presidência rotativa da organização regional, segundo Matos Cardoso, permite ao país passar à comunidade a sua experiência na área da reconstrução.

Especial