Cultura

Angolanos seleccionados para formação na Zâmbia

O Presidente da República da Zâmbia, Edgar Chagwa Lungu, foi convidado a presidir, amanhã, em Lusaka, a gala que marca a abertura do projecto audiovisual “Multichoice Talent Factory Academy” (MTFA).

09/10/2018  Última atualização 21H53
Edições Novembro © Fotografia por: Núcleo da África Austral recebe formação em Lusaka num projecto que integra 60 jovens

Participam na formação, durante 12 meses, os angolanos Leandro Patrício Bravo de Lima e Emanuel Gonçalves, vencedores seleccionados para participarem na MTF, realizada pela Multichoice África, com início este mês.
A gala decorre no Instituto Zambiano de Comunicação de Massas (ZAMCOM), espaço que é inaugurado pelo Chefe de Estado zambiano e con-ta com a presença de representantes de países da região subsaariana.
A formação engloba os mais diversos aspectos de criação de conteúdos para cinema e televisão, tais como produção, realização, luz, som, edição e orçamento.
A Academia MTFA pretende formar 60 jovens africanos, que desejam trabalhar e inovar na produção de filmes e programas de televisão.
A nível da região austral, participam estudantes de Angola, da Zâmbia, Namíbia, do Botswana, Malawi, de  Moçambique e  Zimbabwe. Existem, ainda, mais duas Academias MTFA regionais, uma situada no Quénia, para candidatos da África Oriental, e outra na Nigéria, para candiatos da África Ocidental.
Para atender à exigência do mercado internacional, um dos requisitos dos candidatos seleccionados é o conhecimento fluente da língua inglesa. O projecto foi lançado dia 30 de Maio, os vencedores foram anunciados a 28 de Agosto e a formação profissional tem início neste mês, e inclui formação em produção e distribuição de conteúdos africanos audiovisuais.
Mais do que olhar para o desenvolvimento económico, o objetivo é dar voz às histórias africanas, que precisam de uma plataforma e de ferramentas para contarem essas histórias com qualidade e de forma a serem competitivas a nível mundial.
Os estudantes vão produzir conteúdos para serem transmitidos nos canais M-Net locais, da plataforma da MultiChoice, incluindo “África Magic”, “Maisha Magic East”, "Maisha Magic Bongo”, “Zambezi Magic”, “M-Net” e “Super Sport”, permitindo-lhes alcançar um vasto número de telespectadores africanos através das plataformas da DStv e GOtv.

Candidatos angolanos
“Se pudesse fazer um programa para televisão, seria um ‘Reality show’, em que as pessoas menos favoreci-das seriam as escolhidas dando-lhes a oportunidade de realizar os seus sonhos em termos de carreira profissional”, refere Leandro Patrício Bravo de Lima.
Nascido em 1989, em Luanda, estudou produção cinematográfica e televisi-va na cidade do Cabo, concluindo a licenciatura em São Paulo, Brasil. Deseja aprofundar conhecimentos na área de cinema e do audiovisual, através da formação patrocinada MultiChoice Talent Factory.
Afirmou que espera adquirir conhecimento sobre a ciência do cinema em termos de roteiro, adaptação de livros em filmes, saber como executar um “Set” como um todo como um realizador e conseguir que os seus filmes atinjam os padrões de qualidade internacional para concorrerem em festivais internacionais.
Emanuel António dos Santos Gonçalves, nascido em Luanda, realizador e designer gráfico, sonha em tornar-se profissional. “Estou muito entusiasmado por fazer parte do programa e ansioso para obter conhecimento suficiente para permitir o crescimento da indústria.”
Emanuel destacou os desafios da indústria cinematográfica e televisiva, co-mo sendo a falta de investimento, e espera superar este défice aproveitando os poucos recursos que existirem. “Creio que sou dinâmico, sempre que houver uma barreira, irei superá-la com uma abordagem simples ou em alguns casos até pedir ajuda às pessoas que me podem fornecer as ferramentas necessárias.”
Apaixonado por design gráfico e programação, é formado em Sistemas de Informação de empresas pela International University of Management, na Namíbia. Está ansioso para usar os talentos para contribuir em prol do crescimento da indústria cinematográfica africana.

 

Especial