Política

Emília Carlota Dias confirmada no cargo de 1ª vice-presidente

Emília Carlota Dias e Suzana Augusta de Melo foram ontem eleitas 1ª e 2ª vice-presidentes da Assembleia Nacional, respectivamente, durante uma sessão plenária extraordinária do Parlamento.

13/10/2018  Última atualização 14H50

Ambas deputadas pertencem ao grupo parlamentar do MPLA e substituíram nos cargos Joana Lina, nomeada recentemente governadora provincial do Huambo, e Higino Carneiro.
Na mesma sessão, foi discutido e votado o Projecto de Resolução que aprova a eleição do 1º e 2º secretários de Mesa da Assembleia Nacional, Raul Augusto Lima e Manuel Lopes Moniz Dembo, respectivamente. O primeiro substituiu no cargo Emília Carlota Dias e o segundo Raul Lima.
Os deputados aprovaram também a designação dos presidentes de algumas comissões de trabalho especializados da Assembleia Nacional. O deputado Tomás da Silva passa a presidir a 4ª comissão, de Administração do Estado e Poder Local, em substituição de Vigílio Tyova, nomeado recentemente governador provincial do Cunene.
A 5ª comissão, de Economia e Finanças, passa a ser presidida por Ruth Mendes, que substitui o deputado Diógenes do Espírito Santo Oliveira. O sociológo e deputado Victor Kajibanga é o novo presidente da 6ª comissão, que trata de assuntos de Saúde, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, em substituição de Manuel da Cruz Neto.
Nuno dos Anjos Albino “Carnaval” preside à 7ª comissão, relativa à Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, substituindo Paulo Pombolo, que foi nomeado recentemente pelo presidente do MPLA para secretário para a informação do partido. Cessaram a suspensão de mandatos os deputados Virgílio de Fontes Pereira, Boavida Neto, João Marcelino Tyipinge, José Joanes André, João Baptista Kussumua e Kundi Paihama. Todos eles, com excepção do primeiro, foram recentemente exonerados dos cargos de governadores provinciais na Huíla, Zaire, Huambo e Cunene, respectivamente.
Antigo ministro da Administração do Território e presidente do grupo   parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira passa a integrar a 4ª comissão, a mesma em que também foi incluído João Marcelino Tyipinge. Álvaro de Boavida Neto, eleito recentemente secretário-geral do MPLA, integra a 2ª comissão da Assembleia Nacional, que cuida de assuntos de Defesa, Segurança e Ordem Interna, a mesma onde vai trabalhar o ex-governador do Cunene, Kundi Paihama. José Joanes André está na 5ª comissão.
Ermelinda Cambundo Fadário Máquina, nº 4 da lista do MPLA pelo círculo provincial do Bié, Maria Salomé Taveya, suplente nº 1 do círculo provincial do Cunene, e Agostinho Ndjaka, nº 4 do círculo provincial do Huambo, cessaram efectividade de funções de deputados substitutos.

Especial