Política

Presidente da República vai ao Rangel e Cazenga

O Presidente da República, João Lourenço, efectua hoje uma visita ao Centro de Formação Profissional do Município do Cazenga, em Luanda, e ao Centro Integrado de Formação Tecnológica (Cinfotec), no Distrito Urbano do Rangel.

12/11/2018  Última atualização 07H37
Santos Pedro | Edições Novembro

Durante a visita, os responsáveis do centro de formação profissional no segmento das tecnologias de informação vão explicar ao Presidente João Lourenço o funcionamento da instituição, numa altura em que é a que mais cursos oferece no aplicativo Qualificar, lançado recentemente pelo Titular do Poder Executivo.
 Numa visita  às instalações do centro de formação do Cazenga, de acordo com o   programa, o Presidente da República vai passar pelas oficinas e laboratórios, pela exposição sobre formação profissional e pela unidade móvel de formação. O Centro de Formação Profissional do Cazenga foi inaugurado em 1992 e já formou mais de 25 mil jovens.
No Cinfotec, o Titular do Poder Executivo vai  visitar o Bloco C, onde é feita a formação na área de inovação e empreendedorismo, o Bloco D, desenvolvido para a formação em mecânica industrial e automóvel, electricidade e energias renováveis, bem como máquinas e fluídos.
 No Bloco B, o Presidente da República deve visitar o laboratório das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Multimédia, bem como a área de Transportes e Logística. 
 O Cinfotec foi criado em 2008 como centro de excelência no domínio das tecnologias aplicadas e está vocacionado para a formação e qualificação técnica de profissionais para o mercado de trabalho.
O centro ministra cursos de Electricidade Básica, Electrónica Analógica Aplicada,  Energia Solar, Energia Eólica, Energia Térmica, Desenho Técnico, projectos de instalação de sistemas de energias renováveis e manutenção de sistemas de energias renováveis.
Os cursos formatados pela instituição têm um alinhamento com os projectos es-truturantes das províncias onde o Cinfotec procura disponibilizar a sua mão-de-obra.
  O Presidente da República, João Lourenço, fez  o lançamento em Agosto do aplicativo Qualificar, que vai oferecer três mil cursos em diversos níveis de ensino, sobretudo para jovens.
Este aplicativo é um serviço público de consulta sobre a oferta de formação, abrangendo mais de 500 instituições de ensino e formação, distribuídas pelas 18 províncias do país.

Especial