Economia

Inflação e juros nos EUA influenciam os mercados

A evolução dos mercados é, esta semana, dominada pela divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos (EUA), depois de a Reserva Federal (Fed) indicar que ainda está a ponderar o aumento das taxas de juro em Dezembro.

13/11/2018  Última atualização 08H43
DR © Fotografia por: Presidente da Fed, Jerome Powell

Os dados da inflação são divulgados amanhã e devem mostrar que os preços no consumidor subiram em Outubro. Os investidores também vão receber  uma actualização sobre a robustez do consumidor através dos números de vendas no sector do retalho, quinta-feira, esperando que esses dados mostrem um aumento em relação ao mês anterior.
Os investidores vão assistir a um discurso do presidente da Fed, Jerome Powell, em Dallas, amanhã, no qual deve abordar questões económicas norte-americanas e globais, bem como os discursos de outras autoridades da Fed, incluindo o vice-presidente Randal Quarles.
Fora dos Estados Unidos, as negociações do Brexit mantêm o curso, com informações de que o Reino Unido e a União Europeia estão próximos de um acordo preliminar. O crescimento dos salários neste país europeu e os números da inflação também serão acompanhados de perto.
A Zona Euro, a Alemanha e o Japão devem divulgar dados preliminares sobre o crescimento do terceiro trimestre. Enquanto isso, a Itália tem até hoje para enviar um novo projecto de orçamento para Bruxelas, o que indica que a actual disputa orçamental  entre Bruxelas e Roma pode permanecer na ordem do dia.
O dólar subiu contra um cabaz de seis outras moedas na sexta-feira, um dia depois de a  Fed ter indicado que as taxas devem voltar a subir em Dezembro .

Especial