Opinião

Nova Era de Angola abre expectativas de intensificação da cooperação Japão-Angola

Em Setembro do ano passado, Sua Excelência o Senhor João Lourenço tomou posse como Presidente da República. Manifesto profundo respeito aos seus actos no sentido de implementar reformas económicas e administrativas, em particular, medidas anticorrupção, a fim de criar melhor ambiente de negócios, atrair investimentos, e diversificar e estabilizar a economia. Convicto de que estes esforços dêem logo resultados positivos, o Japão dispõe-se a dinamizar as relações entre os dois países.

18/12/2018  Última atualização 06H00

Por conseguinte, têm estado a multiplicar-se a visita de autoridades eminentes entre o Japão e Angola. À margem da Reunião Ministerial da TICAD realizada em Outubro na cidade de Tóquio, o Ministro das Relações Exteriores Senhor Manuel Augusto, aquando da sua participação no evento, abordou com o seu homólogo Ministro Taro Kono, o fortalecimento das relações bilaterais, bem como assuntos globais.
Outrossim, em Maio, por iniciativa do Primeiro Ministro do Japão, Sr. Shinzo Abe, na ocasião da TCADⅥ em 2016 em Nairobi, foi realizado em Joanesburgo, o Primeiro Fórum Económico Público-Privado, Japão-África, com a participação de proeminentes personalidades, nomeadamente, Sua Excelência Sr. Pedro Fonseca, Ministro da Economia e Planeamento e Sua Excelência Sra. Bernarda Martins, Ministra da Indústria, que na ocasião encontraram-se com o Sr. Hiroshige Seko, Ministro da Economia e Indústria do Japão.
Em Agosto do próximo ano, o Japão sediará em Yokohama, a sétima Conferência Internacional de Tóquio para Desenvolvimento de África, na qual contaremos com a participação do Senhor Presidente João Lourenço. Esperamos que as relações entre as duas nações se fortaleçam ainda mais, resultante da visita presidencial.
O Japão tem-se empenhado em alargar o relacionamento com Angola, tanto no sector privado como no âmbito da cooperação governamental. Gostaria de destacar um exemplo concreto: em Setembro, teve início a comercialização dos Sistemas de Cabos do Atlântico Sul, “SACS”da empresa angolana Angola Cables. O projecto foi implementado pela empresa japonesa NEC Corporation, com o financiamento do Banco do Japão para a Cooperação Internacional, JBIC, e possibilitou instalar uma rede de cabos submarinos que ligam os continentes da África, América do Sul, América do Norte e Europa. Este facto ilustra a possibilidade de Angola tornar-se um centro de África no sector da comunicação.
A empresa japonesa Marubeni participou pela primeira vez na 34ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2018), realizada em Julho. Até o ano de 2016, a Marubeni, com financiamento do JBIC em torno de 1 bilhão de dólares, reabilitou as fábricas de têxtil em Luanda, Benguela e Dondo, no Cuanza-Norte, o que gera a criação de empregos para o povo angolano e contribui para a diversificação económica e substituição de importação através da exportação do fio e produtos de algodão para Portugal e outros países.
A Agência de Cooperação Internacional do Japão, JICA, tem estado a promover a cooperação do governo com Angola nos mais variados sectores, através do apoio financeiro, transferência de tecnologia e formação humana, nos domínios da educação, saúde, agricultura, indústria, energia e infra-estruturas.
O Japão tem dado relevância à Segurança Humana do povo angolano. Trabalhamos com parceiros angolanos e internacionais, visando promover o desenvolvimento socioeconómico sustentável, decorrentes das actividades nos sectores da educação, saúde, desminagem e assistência aos refugiados.
Em 2020, serão realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio. O governo do Japão está a fomentar o Programa “Desporto para o Amanhã”. Neste contexto, em Novembro, oferecemos à Federação Angolana de Karaté Dó equipamentos de Karaté, como Tatami e placar electrónico, entre outros.
Entusiasmados estamos também com a participação da selecção angolana sénior feminina de Andebol, no campeonato mundial que será realizado próximo ano, em Kumamoto, minha terra natal. Faço votos que a Selecção Angolana tenha uma óptima campanha, para garantir uma vaga para 2020.
No fluxo da globalização da cultura japonesa, temos estado empenhados a difundir a culinária japonesa em Angola, cujo exemplo prático se revestiu na nossa participação na “FESTINETO”, no Bazar “Sabores Solidários” do Grupo de Amizade, assim como na realização do evento “Jantar do Ano” no restaurante Kook, em que o chef da Residência Oficial do Embaixador do Japão ofereceu um menu especial, que incluiu somente comida japonesa.
Por fim, gostaria de partilhar uma notícia animadora. Foi determinado que a EXPO 2025 será realizada em Osaka, Japão.O tema principal da nossa EXPO é, “Projectando a Sociedade Futura para as Nossas Vidas”, visando alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, adoptados pelas Nações Unidas. O Japão aguarda, receptivo, na expectativa de dar as boas-vindas aos cidadãos angolanos ao evento.
* Embaixador do Japão em Angola

Especial