Opinião

O sentido social da Internet

As circunstâncias determinaram que dobrássemos o ano a concluir a leitura do livro “Sentido Social – A Comunicação e o Senso Comum na Era da Internet Social”, escrito por Javier Curtichs, Sandra Antunes e António Toca, com a colaboração de Miguel Lambertini e Bruno Beaumont e prefácio de Filipe Carrera.

05/01/2019  Última atualização 08H14


O leque de autores atesta a grandeza desta obra. Filipe Carrera, autor do prefácio, é licenciado em Economia, master em e-Business e e-Commerce pela Universidade Politécnica de Madrid e especialista em Marketing, e-Business y Gestão de e-Learning (Universidad Complutense de Madrid).  É professor em cinco universidades, sendo responsável por cursos de Marketing Digital y de Social Networking.
Javier Curtichs é apresentado no livro como conselheiro-delegado da Tinkle, agência com plenos conhecimentos dos serviços online de marketing, comunicação e relações públicas, a qual fundou há mais de uma década. Diz-se ainda que ele desenvolveu uma carreira profissional no mundo da comunicação em diferentes organizações. É bachelor of arts em Comunications Studies, master of arts em Political Communications pelo Emerson College, em Boston, e executive MBA pelo Instituto de Empresa, em Madrid.
Sandra Antunes é directora-geral da Tinkle em Portugal e António Toca responsável pela estratégia digital daquela empresa em Madrid. Dos colaboradores, Miguel Lambertini, ligado à comunicação desde 2004 é responsável pela estratégia digital da Tinke em Portugal, e Bruno Beaumont trabalha como community manager na Tinkle.
Assim apresentados os seus autores, é natural que o leitor espere encontrar um livro difícil de ler, escrito numa linguagem difícil, ainda mais se tratando de uma obra de pendor técnico.
Contudo, no seu prefácio, Filipe Carrera afirma que o livro “irá ajudar muitos profissionais a entenderem este novo mundo em que o online e offline têm fronteira cada vez mais ténues”.  O académico vai mais longe: “Diria mesmo que estamos a assistir a fusão destes dois mundos”, escreve.
Carrera adianta que ao longo do livro, “encontramos uma visão pragmática de quem está no terreno e nos apresenta erros cometidos e casos de sucesso”. Dizendo acreditar “que se aprende muito mais com o insucesso” (pág. 14) O professor universitário alerta para o risco que se corre ao tender para sobrevalorização do sucesso.
Na 312 páginas deste livro, publicado em 2011 com a chancela da Plátano Editora, fica claro que no mundo digital a credibilidade é fundamental para que possa haver confiança e que esta é a base do sucesso.
“A Internet social apela à economia da confiança, divisa imprescindível neste contexto”, escrevem os autores (pág. 28) e referem que “A mesma é ganha com as suas acções, pela empresa, com os seus pontos de vista e com a informação que é partilhada, pelas pessoas” (idem).
Comprado numa livraria da Baixa de Luanda, congratulamo-nos por nos termos oferecido este livro a nós mesmos como prenda de Natal, convencidos que muito do que aqui lemos permanecerá em forma de aprendizado sobre o novo mundo em que vivemos.
Numa das várias notas sobre o livro, inseridas na última página desta edição, Marta Santos Quelhas, marketing manager da Uniliever-Portugal, escreve: “O poder das redes sociais é o equivalente a um fortíssimo acelerador, que colocou o ancestra boca a boca a funcionar à velocidade da luz. Este livro pretende ser um auxílio à condução deste veículo que, não sendo novo, traz os desafios de uma máquina em constante evolução”.
Filipa Ribeiro, directora de Serviço de Apoio a Clientes da Young&Ubican-Portugal, refere que “Os social media começaram por ser uma nova forma de encontro e de ligação entre as pessoas. Hoje, são muito mais que isso. Tornaram-se ferramentas de marketing e vendas poderosas, que podem fazer crescer negócios. Só que para isso, é preciso em primeiro lugar perceber o que é social media e ouvir antes de agir.”

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