Política

Dificuldades financeiras travam projecto de ex-militares

Os projectos de criação da tilápia, lançados pelo Ministério das Pescas e do Mar, em Fevereiro de 2017, nas localidades da Ibêndua e Úlua, município do Dande, província do Bengo, para apoio a inserção dos ex-militares nos programas de produção, estão longe de serem concretizados devido a dificuldades financeiras para a aquisição de ração.

08/01/2019  Última atualização 06H00
DR

Em declarações ao Jornal de Angola, os presidentes das cooperativas do Úlua e Ibêndua, Francisco Fernando e Jacinto de Carvalho, disseram que o projecto concebido para garantir a auto sustentabilidade das famílias dos ex-militares recebeu, inicialmente, do Ministério das Pescas e do Mar, apoio financeiro e peixe cacusso para a reprodução, mas insuficiente para a sua sustentabilidade.
Na localidade do Úlua, que possui uma lagoa de grande dimensão, o projecto foi implementado com 15 gaiolas, que recebeu um total de 750 quilogramas de tilápia, que serviria para a sua reprodução, explicou Francisco Fernando, referindo que o financiamento, reembolsável, não chegou para dar continuidade à actividade.
 “A criação de peixe na jaula requer muitos recursos, devido aos custos com a sua aquisição, ração e manutenção”, disse, acrescentando que apenas quatro tanques garantem a produção de cacusso.
No primeiro ciclo, o projecto produziu mais de 12 mil cacussos, enquanto no segundo, já em balanço, se esperam cerca de 2.500 peixes, segundo os responsáveis da cooperativa, que esperam, do governo provincial, apoio financeiro e material para a pesca.
Na cooperativa Twala Cumoxi, na localidade da Ibêndua, o projecto implementado pelo Ministério das Pescas e do Mar previa a produção de cinco toneladas de cacusso em cinco meses, tendo recebido uma retroescavadora para a escavação dos tanques para reprodução e criação, mas não atingiu os seus objectivos por dificuldades financeiras.
O responsável da cooperativa disse ao Jornal de Angola que o elevado preço da ração - 9.700 kwanzas o saco de 25 quilos - é outro constrangimento para a produção da tilápia.
Os responsáveis das cooperativas do Úlua e Ibêndua defenderam igualmente um “forte” investimento para a construção de mais fábricas de ração.
Para além das pescas, existem projectos para ex-militares no sector da Agricultura.