Sociedade

TPA recebe sinais de satélite para melhorar a qualidade

Os telespectadores da Televisão Pública de Angola (TPA) vão, a partir de agora, notar melhorias na qualidade de imagem e da expansão do sinal em todo o território nacional, com a assinatura ontem, do contrato entre a empresa e a Infrasat.

26/01/2019  Última atualização 14H51
João Gomes | Edições Novembro © Fotografia por: Responsáveis da TPA e da Infrasat assinaram o compromisso

A assinatura do contrato, entre a empresa e a Infrasat enquadra-se na compensação dos serviços que a Televisão Pública de Angola devia receber do projecto Angosat 1, negociada com a Rússia, após a perda do primeiro satélite angolano.
Desta forma, a TPA, que tem uma cobertura nacional de 72 por cento, vai poder expandir o sinal para todo o território e oferecer aos clientes um sinal de qualidade.
A capacidade vai passar dos actuais 10 para 16 MHZ, com a possibilidade de incremento, para mais eficiência na rentabilização, de acordo com o director de Engenharia da TPA, Rui Koj. O acto foi testemunhado pelos ministros da Comunicação Social, João Melo, e das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha. João Melo considerou o acto importante, que mostra que “o Projecto Angosat 1 não faleceu”.
O ministro afirmou, igualmente, que as duas instituições trabalham em conjunto e em várias áreas para resolver os problemas que as empresas atravessam para atender as necessidades da população.
O contrato para a venda de reserva das capacidades do Angosat-1 foi assinado em Julho de 2017, com a sociedade comercial angolana “Infrasat”, num acto que marcou o lançamento oficial da campanha de comercialização do satélite angolano.
No dia 26 de Dezembro de 2018, o que acabava de ser comemorado como o primeiro grande passo de Angola em direcção ao mundo tecnológico dava lugar à apreensão.
O Angosat-1, colocado em órbita a partir do cosmódromo Baikonur  (Rússia), perdia contacto, momentos após o lançamento.

Especial