Desporto

Taça Luanda de ciclismo anima festa da cidade

A segunda prova do calendário velocipédico de Luanda leva, esta manhã, os ciclistas à baixa da cidade, para a disputa de um circuito fechado alusivo às festividades dos 443 anos da sua fundação, assinalados ontem.

26/01/2019  Última atualização 09H13
ORPEDANGOLA.COM © Fotografia por: Corrida em circuito fechado vai movimentar as ruas da capital e deleitar os transeuntes

Com partida às 9h00, defronte ao Governo Provincial, equipas e atletas individuais cumprem 30 quilómetros, em 15 voltas, com passagem pelo Largo da Mutamba, Marginal, Academia de Música e Rua Major Kanhangulo.
A primeira etapa da Taça Luanda, organizada pela Associação de Ciclismo (APCIL) e Orped Angola, com o patrocínio da empresa XXL, visa igualmente promover a prática da modalidade nos centros urbanos, uma vez as provas serem realizadas quase sempre fora das localidades.
Estão inscritas as equipas BAI Sicasal Petro de Luanda, Orped Angola LinkConnection, Kambas da Bicicleta (KB), Clube de Ciclismo da Centralidade do Kilamba (CCCK), Kambas do Pedal de Luanda (KPL), Amadores Cicloturistas (ACT), Escola 2 Rodas, Gicate e RV Racing. Para amanhã, à mesma hora, está agendado um contra-relógio por equipas, na zona dos Ramiros. Além da classificação feita com base no tempo cronometrado dos primeiros três dos quatro integrantes de cada formação, todos os participantes serão bonificados com três pontos.

Torneio Internacional     
Depois da abertura da época, com a realização da Volta a Luanda, no dia 13 de Janeiro, para assinalar o aniversário do Petro de Luanda, o III Grande Prémio ACT colocou em marcha, no fim-de-semana passado, o Torneio Internacional Orped Angola.
A etapa de 114 km, disputa no percurso Aldeia 107/Muxima/Aldeia 107, e a segunda, que teve como palco a Centralidade do Kilamba, foram dominadas pelos ciclistas do BAI Sicasal Petro de Luanda, Orped Angola LinkConnection e KB. Os ACT fizeram da celebração do seu quarto aniversário um  momento de reforço da união da família da modalidade no país.
No primeiro lugar dos juvenis, no segundo dia da prova, ficou Jorge Gonçalves (2 Rodas), único atleta presente na categoria. Cristian Silva, Eric Pinheiro e José Celestino, todos das 2 Rodas, preencheram o pódio dos cadetes, Bunga Filipe (KB), Hélvio Lemos (Petro) e Benvindo Nduka (CCCK) superaram a concorrência nos juniores.
Bruno Araújo (Petro) venceu, sem oposição, nos Sub-23, seguido pelo colega Gabriel Cole e Estêvão Silva (Orped). Nos elites, Dário António (Petro) cortou a meta isolado, à frente Hélder Silva e Wagner Chiquito, ambos da equipa tricolor.
Hilary Pandya (ACT) foi a única nos femininos. Hélder Albano (2 Rodas), Xiri Nascimento (Gicate) e João Cavaleiro (ACT) destacaram-se nos master 30, Patrício de Brito (KPL), Eleutério Cardoso (2 Rodas) e Yuri Rosa “Wasso Wasso” (Gicate) mostraram consistência nos master 40, Justiniano Araújo (individual), Olavo Fernandes  e António Quintas, ambos dos ACT, vincaram o “passo certo” nos master 50.
A organização contou com o apoio dos Amigos da Picada, que reforçaram a Polícia Nacional na sinalização do percurso, sobretudo por causa da imprudência de muitos automobilistas. Estiveram ainda presentes o INEMA e o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.