Desporto

Vila-Petro e Helmarc-Inter ganham dimensão de cartaz

Sem partidas a envolver entre si, os principais candidatos à conquista do título, os jogos Vila Clotilde - Petro de Luan-da, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, e o Helmarc Academia - Interclube, às 18h00, no Multiusos do Kilamba, ganham dimensão de desafios de cartaz pontuáveis para a quinta jornada da terceira volta da fase regular da 41ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel-Basket.

01/02/2019  Última atualização 13H15
Contreiras Pipa | Edições Novembro © Fotografia por: A jogar na condição de visitados os clotildenses querem contrariar o favoritismo dos tricolores

A ronda, aberta em antecipação terça-feira, com o campeão 1º de Agosto a receber e a vergar, por 96-72, o Desportivo da Marinha, tem agendada, ainda para hoje às 15h00, a partida entre o ASA e a Formação Desportiva Kwanza, no Pavilhão Multiusos do Kilamba.
Sexto classificado com 27 pontos, os aviadores às ordens de Carlos Dinis têm tarefa facilitada diante da formação do Kwanza, última da tabela classificativa com 21.
Para protagonizar uma surpresa nesta fase da competição, Pedro Ranca, Edmilson Miranda, Mário Morais, Cassange Simão e Grandão Francisco têm de ser superiores aos aviadores Milton Barros, Ludgero Galiza, Bráulio Morais, Reggie Moore, Roberto Fortes e Eduardo Ferreira “Olavo”.
No outro jogo, o Petro, se-gundo classificado com 36 pontos, é favorito diante do Vila, sétimo com 27. Por essa razão, e por serem possuidores de jogadores tecnicamente melhor dotados, os petrolíferos orientados por Lazare Adingono são obrigados a entrar concentrados e a não menosprezar o adversário.
Determinados a reduzir para um, o ponto de distância que os separa do líder, 1º de Agosto, 39, os tricolores do Eixo Viário não podiam ter opositor melhor para materializar o desiderato.
O apelo à manutenção dos níveis de concentração redobrados, assim como defender bem e atacar melhor ainda são certamente as recomendações emanadas no discurso de Adingono cuja pretensão é não se deixar surpreender pela aguerrida e combativa equipa liderada por Osvaldo Fernandes “Ndinho”.
Childe Dundão, Joaquim Pedro “Quinzinho”, Rafael Silva, Aboubakar Gakou, Benvindo Quimbamba, Manda João, António Deográcio, Aldemiro João “Vander”, Gerson “Lukeny” Gonçalves, José António, Hermenegildo Mbunga, Olímpio Cipriano e Leonel Paulo são os jogadores sobre quem recai a responsabilidade de manter os vice-campeões no encalço do topo da liderança.
Ramalho Lemos, Joel Fernandes, Bula Bulls, Romenig Sambo, Aldair Carlos Garrido Pertence, Evaldo Castro e companheiros tencionam disputar um encontro memorável. Frente ao Helmarc, liderado por Elvino Dias, o Inter, sob a batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, é, sem subterfúgios, o favorito.
A competição prossegue sábado com a realização da sexta jornada, que compreende o seguinte cartaz: Petro - Helmarc, às 18h30, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cida-dela, ASA - Vila, às 18h00, no Kilamba, 1º de Agosto - Kw-anza, à mesma hora no Victorino Cunha, e Lusíada - Marinha, às 16h00, no Anexo II da Cidadela Desportiva.

Especial