Economia

Fábrica de lapidação abre hoje em Luanda

Uma nova fábrica de lapidação de diamantes e de pedras preciosas é inaugurada esta manhã na zona de Talatona, em Luanda, num investimento de cinco milhões de dólares, soube ontem o Jornal de Angola de fonte oficial.

12/02/2019  Última atualização 09H23
DR

Denominada Stone Polished Diamond (SPD), a nova unidade foi erguida numa área de 400  metros quadrados e é resultado de uma parceria entre investidores privados angolanos e a Sociedade Angolana de Comercialização de Diamantes (Sodiam), que detém uma participação de dez por cento do capital.
No primeiro ano de funcionamento, a Stone Polished Diamond irá lapidar diamantes de três a dez quilates e pedras especiais, atingindo dois mil quilates por mês, segundo a fonte do Jornal de Angola que explicou que a linha de produção está equipada com tecnologia de ponta, colocando a nova unidade no topo das mais bem equipadas no mundo.
O empreendimento foi construído em 90 dias por empresas angolanas e dispõe, também, de um dos sistemas de segurança mais avançados do país, composto por controlos automatizados de acesso, scanners faciais, leitores biométricos e câmaras de vídeo-monitorização de última geração.
Os gestores da SPD acreditam que, ao fim de seis meses de operações, inicia-se um processo de expansão do projecto, com o funcionamento de um segundo turno de trabalho integrando mais 30 trabalhadores, geralmente angolanos, como estabelece a política de emprego da empresa.

Especial