Cultura

Entre a fama e a decadência uma visão do “Sonho Americano”

Um magnífico espectáculo é o que Bradley Cooper e Lady Gaga criaram no final de 2018. Numa história clássica, assente no “Sonho Americano”, os protagonistas mostram que o talento pode levar qualquer um ao cume do estrelato. “Talento todos tem. A diferença está em quem tem algo a dizer.

24/02/2019  Última atualização 19H23
DR

” Esta é a premissa de “Assim Nasce Uma Estrela”, um drama muito profundo e uma das melhores produções feitas no ano passado.
A produção, que traz o selo oficial da Warner Bros e está em exibição ainda em algumas das salas de cinema de Luanda, em parte devido ao facto de ser um dos fortes candidatos aos oscares deste ano, com oito nomeações, incluindo a de melhor filme da 91ª edição dos prémios, cuja cerimónia é realizada hoje, em Los Angeles, com transmissão em directo, a partir da meia noite, nos canais Fox e Fox Movie, difundidos no país pela DStv e ZAP.
Com uma boa recepção da crítica internacional, desde a sua primeira exibição no Festival de Cinema de Veneza, o filme, realizado e estreado por Bradley Cooper, mostra que é possível reescrever um clássico de 1937 e dar-lhe um outro brio, ao incorporar novos elementos, entre os quais é preciso elogiar a participação da cantora pop Lady Gaga, que conseguiu brilhar nos dois palcos (o da música e o das artes cénicas), e a originalidade de toda a produção, na qual cada música foi gravada ao vivo.
O próprio Bradley Cooper é um claro exemplo de superação, enquanto actor, ao sair da sua “área de conforto” (os filmes de acção e comédia), para explorar o drama e mostrar que sabe cantar, e muito bem, ao dar vida à estrela da música “country” Jackson “Jack” Maine. O mesmo acontece com Lady Gaga ao interpretar a jovem cantora Ally Campana, naquele que é o seu primeiro papel no “grande ecrã”.
Pela excelente performance dos protagonistas, a simplicidade da história e a boa recepção do público, a nível munidal, com certeza “Assim Nasce Uma Estrela” vai conseguir levar hoje uma das cobiçadas estatuetas do Oscar, até porque já o fez nos Globos de Ouro, onde conquistou o prémio de melhor canção original, por “Shallow”. Também… o que esperar de um filme sobre a música, senão um título no seu género!…
As nomeações representam também uma oportunidade de quem ainda não viu o filme de o assistir no cinema e conhecer a história um pouco mais sobre a história de amor de Jack e Ally, que por meio do descobrimento e da vida agitada do “show business” nos mostra o como é o outro lado da vida das “estrelas” que conhecemos todos os dias. “Assim Nasce Uma Estrela” é uma porta para conhecermos mais sobre a conturbada e desejada vida dos “astros” da música internacional.
O romance dos dois começa quando Jack, um artista com uma carreira assente, descobre num bar, por acaso, a talentosa jovem Ally e decide apostar nela. Com o passar dos anos, o primeiro começa a ficar no esquecimento, em parte devido às drogas, enquanto ela continua a subir os degraus do sucesso. Porém, é na inveja e na tristeza entre os dois que o público conhece qual é a real vida de muitos dos músicos, em especial daqueles que vivem como casais. Um mundo, às vezes, sombrio.
“Assim Nasce Uma Estrela” é, com certeza, uma das melhores surpresas que chegaram às salas de cinema no ano passado e ainda lá permanecem, de forma justa, porque a história de amor de Jack e Ally é um clássico conto de redescoberta de quem somos.

Reconhecimento

A base de todo o filme é a descoberta do talento de Ally, uma até então desconhecida cantora, mas graças a oportunidade que lhe é dada consegue mostrar o seu potencial. No país também existem muitos artistas talentosos, o que os falta é alguém disposto a apostar neles e os ajudar a vencer. Nem mesmo os vários concursos têm ajudado. Por isso é preciso chamar mais a atenção da sociedade.

Combate as drogas

Os problemas da fama e a forma como muitos lidam com ele é outro dos problemas explorados no filme. O protagonista, por exemplo, procura nas drogas a solução para muitos dos seus problemas, inclusive os que tinha desde a infância. Portanto a luta contra as drogas deve continuar a ser de todos.

 

Especial