Mundo

Vala comum encontrada em antigo gueto judeu

Uma vala comum com mais de 700 cadáveres foi descoberta recentemente numa cidade da Bielorrússia, num local que foi um gueto judeu durante a Segunda Guerra Mundial, noticiou quinta-feira a agência AFP.

02/03/2019  Última atualização 08H18
DR © Fotografia por: Especialistas retiram vários corpos de vala comum em Brest

A exumação está em curso, em Brest, uma cidade de 340 mil habitantes na fronteira com a Polónia, num terreno onde está a ser construído um complexo habitacional, apesar da oposição dos vizinhos.
Até ao momento foram achados restos de 790 corpos, informou à AFP Dmitri Kaminski, que está à frente das operações.
“Entregamos os restos às autoridades locais para que sejam enterrados”, adiantou, visivelmente emocionado. “Quando encontramos o esqueleto de uma criança protegida pelo de um adulto, entendemos o que essas pessoas sentiram”, acrescentou.
Relatos históricos referem que as tropas nazis tomaram Brest, que na época era uma cidade da União Soviética, em Junho de 1941, após uma semana de batalha e, dias depois, assassinaram milhares de judeus.
Em Dezembro de 1941 foi criado um gueto após o confisco aos sobreviventes de todos os seus objectos de valor. O gueto abrigou pelo menos 18 mil pessoas.
Uma autoridade da Prefeitura de Brest, Alla Kondak, disse que, antes desta descoberta, restos de vítimas dos massacres de 1941 foram encontrados em vários pontos da cidade.

Especial