Cultura

Zé Maria Boyoth funde semba com ritmos cubanos em Havana

Cantor de múltiplos recursos e uma vasta carreira artística, Zé Maria Boyoth fundiu o semba com ritmos cubanos durante um espectáculo intimista realizado no espaço Melia Cohiba, em Havana, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, festejado em Cuba.

19/03/2019  Última atualização 11H26
DR

Foi com o tema “Mãe obrigado”, dedicado à sua pátria, que Zé Maria Boyoth abriu o espectáculo, e teve sala cheia, realizado num clima de fraternidade e irmandade entre as duas culturais, numa iniciativa da embaixada de Angola em Cuba.
Embora não se tenha exigido “pureza rítmica dos sons cubanos”, Zé Maria Boyoth, que está a estudar Ciências de Educação, em Cuba, interpretou as canções “Preço da amizade”, “Não sou mexerico”, “Ngenze lenjila”, “Besa memucho”, “Vecino espariente”, “Hoy somos uno solo”, “Mona kujimbe manhinu” e “Tia Madia”, em quimbundo, português e espanhol.
Para simbolizar o respeito à mulher, Zé Maria Boyoth, ofereceu rosas a todas as mu-lheres no local no momento em que cantava o bolero “Besa memucho”, um dos temas populares do século XX, que foi escrito pela pianista e compositora mexicana Consuelito Velasquez, em 1941.
O espectáculo foi assistido por funcionários da embaixada de Angola em Cuba, estudantes angolanos e várias entidades cubanas. A Banda Octava Nota interpretou três temas do seu reportório. Seguiu-se o artista angolano Nzuzi Filipe, estudante, que interpretou um tema no estilo trova.
Cantor e compositor, Zé Maria Boyoth tem quatro discos “Surukuku” (1993), “Jogo Mágico” (1998), “Bênção” (2010) e “CubAngola” (2017). Aproveitou intercalar alguns dos seus êxitos com temas menos conhecidos. O cantor representou o país em festivais internacionais na Ásia e Europa, sendo conhecido pelas obras do estilo folclórico da região do Cuanza Norte.
Em Havana, já foi convidado a trabalhar com a Banda Maior, Octava Nota e, agora, tem previsto trabalhos com a Banda Wena Onda. É convidado para o festival que vai homenagear o cantor cubano Pollo Montanhés, que decorre em Junho.

Especial