Economia

Governo garante para breve anúncio de uma nova operadora no mercado

O secretário de Estado para as Tecnologias, Mário Augusto da Silva Oliveira, disse na sexta-feira, em Luanda, que "muito em breve" será anunciado o vencedor do concurso internacional para entrada no mercado angolano do quarto operador de telecomunicações.

01/04/2019  Última atualização 10H30
DR © Fotografia por: Neste momento operam no país três operadores, a Movicel, a Angola Telecom e a Unitel

Questionado sobre a possibilidade de a Vodafone poder entrar no mercado angolano por via da Movicel, no dia em que as duas empresas assinaram um acordo de cooperação estratégica em Luanda, Mário Augusto da Silva escusou-se a "fazer futurologia", tendo sublinhado que tudo depende do que o mercado ditar.
Sobre o concurso para a entrada da quarta operadora de telecomunicações no país e o futuro da Angola Telecom (empresa pública, que detém uma quota residual no mercado), Mário Oliveira indicou que haverá novidades "muito em breve".
"Estamos a trabalhar na nova licença, depois de ter sido lançado o concurso internacional. Há um conjunto de etapas que têm de ser cumpridas e estamos a cumpri-las.
Muito brevemente faremos o anúncio do novo operador", indicou, escusando a comprometer-se com uma data a curto/médio prazo, remetendo a conclusão para antes do fim do ano.
Quanto ao futuro da Angola Telecom, Mário Oliveira sa-lientou que o processo de reestruturação da empresa está em curso, "muito em breve vai aparecer no mercado com novas soluções tecnológicas e novos serviços" e que a privatização da empresa não está descartada.
"Há um processo de reestruturação interna que é transversal, a nível administrativo, comercial, tecnológico e também naquilo que é a aproximação da Angola telecom aos seus clientes. Este é o trabalho que estamos a desenvolver neste momento. A privatização é uma questão que já foi anunciada e faz parte da equação", disse, sem adiantar se o processo vai adiante.
"O futuro da Angola Telecom é o futuro do país. Está a trabalhar para se reestrutu-rar e se adaptar àquilo que é o mercado angolano e internacional de telecomunicações. Muito em breve, também, vai aparecer no mercado com novas soluções tecnológicas e serviços, tendo em conta aquilo que é a situação do mercado", afirmou.
Neste momento o mercado de telecomunicações no país conta com três operadores, designadamente, Movicel (com uma quota de mercado de 20 por cento), Angola Telecom (com uma posição residual) e a Unitel, líder nesse segmento.

Vodafone traz vantagens

Mário Augusto da Silva Oliveira considerou a entrada da operadora de telecomunicações britânica Vodafone no mercado angolano, através da parceria com a Movicel, uma "mais valia" para o país.
"Sempre que alguém traz mais-valia para o nosso mercado é um grande motivo de satisfação e é a razão pela qual abraçamos a entrada da Vodafone em Angola.
Após a assinatura da parceria com a Movicel, o director regional para África da Vodafone, Vic Pavel, garantiu que a Vodafone não tenciona comprar acções de qualquer operadora angolana, nem mesmo para a quarta licença que o Governo angolano tem em concurso, já na fase final.
Segundo Vic Patel, as principais áreas em que a Vodafone está focada passam pelo mercado de consumo entre os jovens e a agenda digital, pela tecnológica, qualidade do serviço, apoio às operações de negócio e pela do "roaming" global, pois a multinacional "está activa em todo o mundo".