Economia

Vacinas para a campanha de 2019

O Ministério da Agricultura e Florestas pretende atingir, dentro de cinco anos, a auto-suficiência alimentar, anunciou ontem, em Luanda, o ministro Marcos Nhunga.

11/04/2019  Última atualização 08H38
João Gomes | Edições Novembro © Fotografia por: Ministro da Agricultura

Para o efeito, o sector está a apostar no fomento agrícola com a adopção de várias medidas para reduzir os custos de produção e facilitar o crédito ao sector.

Marcos Nhunga referiu que é possível atingir esses objectivos, principalmente nas culturas do milho, feijão, mandioca e soja. Com o milho e a soja vai-se obter ração animal para resolver o problema da produção da carne de porco, frango e ovos, produtos consumidos em grande quantidade pela população. E a prioridade é apoiar a agricultura familiar.
“Estamos a trabalhar agora em linhas de crédito para a agricultura familiar. O Governo já tomou medidas para dar prioridade total ao sector. As Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Polícia Nacional vão passar a ser abastecidas com produção nacional”, disse.
Nos próximos meses estarão disponíveis 434 milhões de dólares, distribuídos por nove bancos comerciais, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) destinado a empresários nacionais.
Quanto ao problema do escoamento de produtos, Marcos Nhunga disse ser um problema transversal, não dependendo só do sector agrícola, é um assunto que tem de ser bem estruturado.