Economia

Lojas “Poupa Lá” no comércio rural

O Ministério do Comércio projecta um efectivo enquadramento das lojas da rede “Poupa Lá” no programa de comércio rural, de modo a servirem de plataforma para a recolha e escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de distribuição.

06/05/2019  Última atualização 10H16
Eduardo Pedro | Edições Novembro

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, fez esta declaração no final de uma visita de trabalho de dois dias a Malanje, onde participou na 1ª Feira Internacional daquela província.
Durante a permanência, o governante visitou estabelecimentos comerciais construídos com fundos públicos nos municípios de Malanje, Mucari e Cacuso, bem como projectos agrícolas privados, além de ter mantido encontros com gestores ligados ao sector.
O ministro orientou aos gestores das lojas edificadas com fundos públicos a diversificarem os produtos comercializados, assim como a estabelecerem relações mais próximas com os agricultores, aos quais deverão dar apoios na recolha, transporte, embalagem, conservação e distribuição dos bens produzidos no campo.
As lojas “Poupa Lá” sob gestão privada, apesar de não estarem a funcionar na sua plenitude, estão a cumprir de “forma tímida” o papel para o que foram edificadas, que é o de permitir do acesso de população aos bens essenciais, considerou Joffre Van-Dúnem, sublinhando que, as que assim não procederem serão entregues aos respectivos governos provinciais par encontrarem outros gestores privados por via de concurso públicos.
O ministro também falou sobre o futuro da rede, afirmando que a expansão das lojas “Poupa Lá” passou a depender dos seus gestores privados, cabendo ao Estado apenas legislar e monitorizar a construção e funcionamento, declarando que uma eventual privatização só pode ser decidida pelo serviços de Património do Estado.
A província de Malanje conta com quatro lojas da rede “Poupa Lá”, sendo duas no município de Malanje, uma em Cacuso e outra em Mucari.
A rede de lojas “Poupa Lá” faz parte do Programa de Reestruturação do Sistema de Logística e de Distribuição de Produtos Essenciais à População (PRESILD), aplicado em 2008, incluindo os supermercados “Nosso Super”.

 

Especial