Sociedade

Igreja Metodista debate importância do amor

A falta de um sistema político democrático, económico, inclusivo, de liberdade de expressão, escolha, de reunião e de outros direitos fundamentais está a tornar-se num factor de frustração e desespero diário para a população, em particular, a jovem.

24/05/2019  Última atualização 09H26
DR

A afirmação foi feita, ontem, em Luanda, pelo professor de Teologia, da Universidade Metodista de São Paulo, Brasil, Jaime Batista, durante a Conferência Anual da Igreja Metodista de Angola que termina hoje.
Jaime Batista, que dissertava o tema sobre “A teologia da partilha de bens na visão de João Wesley”, disse que o mundo está a ser dominado por sistemas políticos, económicos, financeiros e culturais que alimentam a discriminação de todo o tipo.
“As pessoas estão cansadas de falsas promessas, de sistemas económicos e políticos injustos que beneficiam uma minoria, que muitas vezes não habitam no território, onde são explorados os recursos”, citou o professor da Universidade Metodista de São Paulo.
O prelector frisou que os jovens da actualidade sofrem bastante por causa das democracias e liberdades não transparentes, das guerras, das cons-
tantes convulsões sociais e da profunda miséria impostas a muitos povos localizados a sul do Hemisfério.
No entender de Jaime Batista, um país democrático e de liberdade pura é aquele em que os governantes aceitam críticas e saibam reconhecer que a sua verdadeira missão é servir o povo e não o contrário. Se assim acontecer, frisou o professor, o país torna-se robusto e próspero.
“É necessário perceber que a resolução dos vários problemas que as sociedades atravessam está em aceitar as críticas, acabar com a musculatura e dar lugar ao diálogo com os nossos opositores, em benefício do bem comum”, disse Jaime Batista.
Jaime Batista apelou aos pastores metodistas, presentes na conferência, para não se cansarem de falar sobre o amor e a partilha nas pregações quotidianas, sublinhando que a democracia e a liberdade só se tornarão positivas e benéficas quando as mesmas estiverem ao serviço da população.
O porta-voz do evento, pastor Mateus Francisco, disse ao Jornal de Angola que a Conferência Anual do Oeste de Angola é realizada em homenagem ao fundador do metodismo, o britânico João Wesley, que, em 24 de Maio de 1738, teve inspiração espiritual sobre a necessidade do amor e da partilha com o próximo.
A semana “Wesleyana”, disse o pastor, transmite na sua essência o valor do amor, da compaixão e da partilha em todos os aspectos da vida em sociedade. Hoje, como sabemos, frisou, todas as sociedades estão cada vez mais violentas e, como consequência, as pessoas isolam-se, sofrendo na alma e no corpo.
A Conferência Anual do Oeste de Angola, que decorre na Igreja Metodista em Luanda, juntou 515 pastores, vindos das províncias de Luanda, Bengo, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Uíge, Zaire, Cabinda, Benguela, Huíla, Huambo, Cunene e Namibe.

Especial