Sociedade

Crianças recebem instruções para melhor tratarem o mar

Dezenas de crianças da Escola Nº 1112, na Ilha do Cabo, receberam ontem instruções de como devem tratar o mar, através de uma palestra promovida pelo Ministério das Pescas e do Mar.

07/06/2019  Última atualização 09H17
Dr

A actividade está inserida nas comemorações do dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos e, a par da palestra, o programa contou com um concurso de pintura, no qual as crianças fizeram desenhos inspirados nas "maravilhas" disponíveis no mar.
Para hoje, o ministério realiza um workshop no Hotel Presidente, que conta com a presença de ambientalistas e responsáveis do sector, sob o lema "Géneros e Oceanos".
A menina Regina Paula Simões, de dez anos, estudante da 4ª classe, disse ao Jornal de Angola que durante a palestra aprendeu que não se deve poluir o mar nem deitar água suja nele. Prometeu passar a mesma mensagem às suas amigas "porque deitar lixo no oceano faz mal aos peixes. O mar, além de nos dar de comer, também promove empregos para muitas pessoas", disse a pequena. Marcos da Costa, de dez anos, afirmou que nunca deitou lixo no mar e sempre primou pela higiene. O pequeno fez um alerta sobre a necessidade de se cuidar do mar "porque também contribui para o oxigénio".
A directora para os assuntos do mar, Teresa Martins, disse que a palestra serviu para apelar à consciência das crianças, para que estas saibam como proteger o mar, tendo em conta que a maioria delas vive na Ilha.
"Elas têm contacto com o mar constantemente, por isso precisamos de saber até que ponto elas podem preservá-lo, bem como a sua importância", disse.
Teresa Martins lembrou que a praia é um lugar muito frequentado e as pessoas não têm o hábito de recolher o lixo depois de o produzirem. Muitos deixam restos de comida, sacos, garrafas e outros objectos, produtos que vão para o mar e acabam por matar os peixes.
O Dia Mundial dos Oceanos foi proposto pela primeira vez na Conferência Mundial do Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida por Rio +20, em 1992, durante a Cimeira da Terra, que decorreu no Rio de Janeiro, Brasil. Apenas a partir de 2008 a Assembleia das Nações Unidas reconheceu oficialmente o dia 8 de Junho como Dia Mundial dos Oceanos, através da Resolução, A/RES/63/111, de 5 de Dezembro.
A chefe de departamento das áreas de ecossistemas e áreas marinhas protegidas, Tânia Mandinga, que fez apresentação da palestra, explicou que a superfície da terra ocupada pela água do mar é de 71 por cento, que rodeia os continentes Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico e o Ártico.
Tânia Mandinga disse que uma das grandes importâncias dos oceanos é a produção de grande parte do oxigénio, em cerca de 71 por cento, na medida em que regulam as temperaturas e albergam 400 milhões de espécies.

Especial