Regiões

Munícipes vão pagar taxa de recolha de resíduos

A elevada quantidade de lixo em várias áreas da zona urbana e periférica do município do Cuito, província do Bié, está a preocupar as entidades locais, que pretendem fazer com que os munícipes passem a comparticipar na recolha e tratamento de resíduos sólidos, mediante o pagamento de uma taxa.

09/06/2019  Última atualização 09H58
Edson Fabrizio | Edições Novembro © Fotografia por: Quantidade de lixo produzida diariamente tende a aumentar

Quem o diz é o director do Gabinete Provincial de Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Jonatão Cassapi, acrescentando: "visando a solução do problema do lixo o sector do Ambiente realizou quinta-feira um workshop, para que a preservação do ambiente seja abordada com mais frequência nas escolas e na comunidade.”

Segundo Jonatão Cassapi, na cidade do Cuito e em outros municípios do interior do Bié produz-se muito lixo, facto que leva a traçar-se novas estratégias para a melhoria do saneamento básico. Em relação à taxa a ser implementada, Jonatão Cassapi explicou que “há a necessidade de um trabalho de sensibilização, durante um período significativo, para depois começar a cobrança.”
O director do Gabinete Provincial do Bié de Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários assegurou que estão programadas várias acções para se recuperar a imagem do Cuito, que já foi considerada a cidade mais limpa do país.
O trabalho de sensibilização, disse, vai realizar-se porta-a-porta, bem como nas paragens de táxi, mercados, escolas e igrejas.
Na primeira fase, acrescentou, munícipes do Cuito, Andulo e Camacupa vão beneficiar de acções formativas sobre ambiente, visando a melhoria do saneamento básico.

Especial